Seminário regional discute ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas

Os desafios e perspectivas da lei 10.639 – instituída em 2003 na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e que estabelece a obrigatoriedade do ensino sobre história e cultura afro-brasileira no ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas – são os focos de discussão de seminário regional realizado pela gerência de Diversidade da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) em homenagem aos dez anos da implantação.

Divulgação

O encontro, direcionado para gestores, pesquisadores e educadores de escolas públicas do Nordeste, teve início nesta quinta (3) e se estende até a próxima sexta (4), no auditório do Centro de Formação Ib Gatto Falcão, no Cepa.

Segundo o historiador e técnico pedagógico da SEE, Zezito de Araújo, as discussões que cercam o tema incluem perspectivas de gestão escolar no âmbito da lei, avaliações do modo como o tema está inserido no ambiente escolar, a importância da participação dos movimento sociais nas conquistas da luta do negro, além de uma troca de experiência por relatos dos participantes de diferentes estados da região. A intenção, de acordo com Zezito, é construir um documento conjunto que possibilite nortear diversas ações propostas no encontro, de forma que a lei seja aplicada com maior eficácia.

Contribuição

Para o historiador, a introdução da história do negro nas escolas “A introdução da história do negro nas escolas contribui para a mudança na percepção acerca da história do Brasil, que está intimamente ligada à história do negro. Coloca a população negra como sujeito ativo na história dos movimentos sociais no País e no mundo, traz para a sala de aula a discussão étnico racial, denunciando o mito da democracia racial presente nos livros e nas relações sociais”, explica o historiador.

Estavam presentes no primeiro dia do evento gestores dos municípios de Penedo, Teotônio Vilela, Arapiraca, Delmiro Gouveia, União dos Palmares, Maragogi e Maceió, além de gestores estaduais de Sergipe, Piauí e Bahia. Também participaram do encontro professores da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Fonte: Aqui Acontece

+ sobre o tema

Sindicato cria disque denúncia para combater trabalho infantil e exploração sexual de crianças

Sindicato cria disque denúncia para combater trabalho infantil e...

Nota pública sobre a aprovação da Lei 12696/12

  PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS   NOTA PÚBLICA DO CONANDA Sobre...

Juventude é engajada, solidária e generosa; Educação é que parou na era industrial

Entrevista a Jô Húngaro Caminhos para a Política Cidadã no século...

Prouni abre inscrições nesta quinta para mais de 144 mil bolsas

Prazo termina às 23h59 de segunda-feira, dia 21 de...

para lembrar

Livro Popular – incentivar leitura e ampliar investimentos são prioridades para 2012

Cultura: incentivar leitura e ampliar investimentos são prioridades para...

Livro – ‘Griot’ narra conflitos religiosos

Livro infanto-juvenil narra as dores e os desafios de...

MEC amplia currículo alternativo para tirar ensino médio público da crise

Reprovação é a mais alta desde 1999, segundo divulgou...

Educação, raça e gênero: Relações Imersas na Alteridade

Educação, raça e gênero: Relações Imersas na Alteridade NILMA LINO...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=