Seminário Estadual Por uma Escola Sem Racismo em Maringá

Coletivo aponta conjunto de ações necessárias para intervenção da entidade e dos educadores na questão do racismo nas escolas

iStockphoto

A APP-Sindicato pela Secretaria de Gênero, Relações Étnico-raciais e direitos LGBT – Coletivo Estadual de Combate ao Racismo, realizará nos dias 31 de outubro e 01 de novembro o Seminário Estadual Por uma Escola Sem Racismo. Destinado a educadores(as) da rede pública estadual e municipal e sindicalizados(as), o seminário é um dos desafios prioritários definidos na última reunião do Coletivo em Maringá.

A reunião foi realizada na sede do Núcleo Sindical de Maringá, no dia 06 de setembro, na pauta, a atuação sindical articulada com as ações de combate ao racismo. O coordenador do Coletivo, professor Celso José dos Santos, relembrou que a APP-Sindicato tem pautado, desde a criação do coletivo, no ano de 1993, as diversas dimensões da luta social que revela o racismo como um mal a ser enfrentado, especialmente na escola.

Em uma contextualização histórica é necessário lembrar as várias conquistas que o Coletivo já obteve, dentre elas, pautou a Secretaria de Educação do Estado, nos debates sobre a Lei 10.639/03, contribuindo com a constituição do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial do Paraná (FPEDER-PR).

Também realizou a discussão sobre as equipes multidisciplinares e realização de eventos institucionais. Por fim, tornou-se um espaço de agregação que possibilitou o debate sobre o tema do racismo nas escolas.

Diante das muitas frentes de atuação, os desafios se multiplicam e cada vez exige do Coletivo, mais organização nos diversos espaços e debates. Uma comissão também foi montada para elaborar uma proposta para o projeto “Por Uma Escola Sem Racismo” que busca ampliar a atuação no combate ao racismo nas escolas, junto aos educadores e será o tema central do Seminário Estadual.

As inscrições devem ser feitas na ferramenta online da APP, no evento “Seminário Estadual por uma escola sem racismo”, até o dia 24 de outubro. O Seminário terá certificação de 16horas, pela UNESPAR – FAFIPA.

Mais informações com a Secretaria de Gênero, relações étnico-raciais e direitos LGBT.

Seminário Estadual Por uma Escola Sem Racismo

Data: 31 de outubro e 01 de novembro de 2013

Local: Sede da APP Sindicato – Avenida Iguaçu, 880 – Rebouças – Curitiba/PR

Carga Horária: 16 horas presenciais

Fonte: Appsindicato

+ sobre o tema

Garoto de 6 anos transforma vida de crianças de rua de Nova York através da literatura

Existem situações tão fora de nossa realidade que não...

Amazonas, Bahia e Rio De Janeiro recebem pré-estreia de série sobre educação antirracista no Brasil

Amanhã, 06 de abril, o território indígena Parque das Tribos, em...

Letramento racial – a saga! – Por: Cidinha da Silva

Escrever uma crônica é algo trabalhoso, pelo menos para...

para lembrar

Pedagogia Antirracista como práxis de transformação social: diálogos possíveis

A Pedagogia é a ciência do ensino que abraça...

Seis em cada 10 alunos da USP poderiam pagar mensalidade

De cada 10 alunos da graduação da Universidade de...

Multiplicar ações afirmativas

Como parte das reflexões que puderam aflorar no pais...

Escola na Inglaterra manda carta a alunos “especiais e únicos”

Uma carta enviada aos alunos de uma escola da...
spot_imgspot_img

Como a educação antirracista contribui para o entendimento do que é Racismo Ambiental

Nas duas cidades mais populosas do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo, o primeiro mês do ano ficou marcado pelas tragédias causadas pelas...

SISU: selecionados têm até quarta-feira para fazer matrícula

Estudantes selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até quarta-feira (7) para fazer a matrícula...

Contra o racismo, educação

Algumas notícias relacionadas à temática racial chamaram a nossa atenção nesta semana. Uma delas foi a iniciativa de um grupo de entidades de propor...
-+=