Seminário Estadual Por uma Escola Sem Racismo em Maringá

Coletivo aponta conjunto de ações necessárias para intervenção da entidade e dos educadores na questão do racismo nas escolas

iStockphoto

A APP-Sindicato pela Secretaria de Gênero, Relações Étnico-raciais e direitos LGBT – Coletivo Estadual de Combate ao Racismo, realizará nos dias 31 de outubro e 01 de novembro o Seminário Estadual Por uma Escola Sem Racismo. Destinado a educadores(as) da rede pública estadual e municipal e sindicalizados(as), o seminário é um dos desafios prioritários definidos na última reunião do Coletivo em Maringá.

A reunião foi realizada na sede do Núcleo Sindical de Maringá, no dia 06 de setembro, na pauta, a atuação sindical articulada com as ações de combate ao racismo. O coordenador do Coletivo, professor Celso José dos Santos, relembrou que a APP-Sindicato tem pautado, desde a criação do coletivo, no ano de 1993, as diversas dimensões da luta social que revela o racismo como um mal a ser enfrentado, especialmente na escola.

Em uma contextualização histórica é necessário lembrar as várias conquistas que o Coletivo já obteve, dentre elas, pautou a Secretaria de Educação do Estado, nos debates sobre a Lei 10.639/03, contribuindo com a constituição do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial do Paraná (FPEDER-PR).

Também realizou a discussão sobre as equipes multidisciplinares e realização de eventos institucionais. Por fim, tornou-se um espaço de agregação que possibilitou o debate sobre o tema do racismo nas escolas.

Diante das muitas frentes de atuação, os desafios se multiplicam e cada vez exige do Coletivo, mais organização nos diversos espaços e debates. Uma comissão também foi montada para elaborar uma proposta para o projeto “Por Uma Escola Sem Racismo” que busca ampliar a atuação no combate ao racismo nas escolas, junto aos educadores e será o tema central do Seminário Estadual.

As inscrições devem ser feitas na ferramenta online da APP, no evento “Seminário Estadual por uma escola sem racismo”, até o dia 24 de outubro. O Seminário terá certificação de 16horas, pela UNESPAR – FAFIPA.

Mais informações com a Secretaria de Gênero, relações étnico-raciais e direitos LGBT.

Seminário Estadual Por uma Escola Sem Racismo

Data: 31 de outubro e 01 de novembro de 2013

Local: Sede da APP Sindicato – Avenida Iguaçu, 880 – Rebouças – Curitiba/PR

Carga Horária: 16 horas presenciais

Fonte: Appsindicato

+ sobre o tema

para lembrar

Kabengele Munanga – Trajetória TV USP – parte 1 e 2

Trajetória é um programa da TV USP sobre a...

Passados Presentes – memória negra no sul fluminense

Passados Presentes coloca em destaque a vigorosa tradição oral de...

Enem perde 17,5% dos inscritos em SP

Por: ANGELA PINHO Sem utilização da nota nos vestibulares da...

Gestão Kassab: escolas paulistanas têm mesmo Ideb de cidades bem mais pobres

Por Cida de Oliveira, da Rede Brasil Atual As escolas...
spot_imgspot_img

Grupo Articulador intensifica ações em defesa de crianças negras e indígenas

Em mais uma etapa da jornada pela equidade racial na primeira infância, a Ação de Mulheres pela Equidade (AME-DF), Criola (RJ), Geledés – Instituto...

Educação Antirracista: o papel do Estado e do terceiro setor na promoção da equidade

O seminário "Educação Antirracista: o papel do Estado e do terceiro setor para promover a equidade" tem como foco central discutir como a educação...

Grupo Articulador articula apoio no Congresso para políticas antirracistas na Primeira Infância

No segundo dia de visitas em Brasília, as organizações Ação de Mulheres pela Equidade (AME-DF), Criola (RJ) e Geledés - Instituto da Mulher Negra...
-+=