quinta-feira, agosto 18, 2022
InícioSem categoriaSenado lança reimpressão da revista 'Thoth' sobre o pensamento africano e afrodescendente

Senado lança reimpressão da revista ‘Thoth’ sobre o pensamento africano e afrodescendente

O Senado e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República lançaram nesta segunda-feira (9) a reimpressão das revistas Thoth – Escriba dos Deuses – Pensamento dos povos africanos e afrodescendentes. São seis volumes produzidos pelo gabinete do então senador Abdias Nascimento, que exerceu mandato pelo Rio de Janeiro entre 1997 e 1999. A publicação traz debates, projetos de lei, pronunciamentos, depoimentos e artigos relacionados à cultura negra e à luta pela igualdade.

Durante a cerimônia, o senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou que era deputado federal quando Abdias ocupou uma cadeira no Senado e afirmou que ele fez a diferença na vida de muitas pessoas. Paim comparou-o a grandes nomes da defesa dos direitos dos negros como Zumbi, Martin Luther King e Nelson Mandela.

– Líderes passaram no aspecto do corpo material, mas suas ideias e sua conduta serão sempre referências para a nossa geração e para gerações futuras. – disse o senador, que também citou Mandela, para quem aquilo que conta na vida não é o simples fato de termos vivido; é a diferença que fizemos na vida dos outros.

O ministro interino da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Giovanni Benigno Pierre da Conceição Harvey, destacou a relevância das revistas Thoth, que teria sido a voz dos movimentos sociais negros da época.

– O senador fez dessa publicação um canal de expressão, de registro de congressos, de atividades que, se não fosse essa iniciativa, não teriam com a mesma escala a possibilidade de se tornar públicos.

Publicada quadrimestralmente, a revista divulgava as realizações parlamentares de Abdias Nascimento e buscava levar os veículos de comunicação à comunidade negra.

“Não só para mim, mas para que todos os meus irmãos e irmãs descendentes da África possam conhecer a herança que nos foi ocultada e roubada: o saber africano incorporado nos deuses e nos mitos, as conquistas dos cientistas, o pensamento dos filósofos, a criatividade dos artistas, enfim, a experiência e sabedoria dos tempos inaugurais”, afirmava o senador Abdias na apresentação do primeiro número da revista.

As obras impressas serão doadas a bibliotecas universitárias e a organizações não-governamentais que trabalham com o tema. O material também ficará disponível no acervo digital da biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado.

Abdias Nascimento
No último dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, o Senado aprovou a criação da Comenda Abdias Nascimento para homenagear anualmente cinco personalidades que contribuem para a proteção e promoção da cultura afro-brasileira.
O senador Abdias Nascimento assumiu o mandato no lugar de Darcy Ribeiro, que morreu em fevereiro de 1997. Referência brasileira na luta pela igualdade racial, Nascimento morreu aos 97 anos em 2011.

Fonte: Senado

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench