Senado lança reimpressão da revista ‘Thoth’ sobre o pensamento africano e afrodescendente

O Senado e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República lançaram nesta segunda-feira (9) a reimpressão das revistas Thoth – Escriba dos Deuses – Pensamento dos povos africanos e afrodescendentes. São seis volumes produzidos pelo gabinete do então senador Abdias Nascimento, que exerceu mandato pelo Rio de Janeiro entre 1997 e 1999. A publicação traz debates, projetos de lei, pronunciamentos, depoimentos e artigos relacionados à cultura negra e à luta pela igualdade.

Durante a cerimônia, o senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou que era deputado federal quando Abdias ocupou uma cadeira no Senado e afirmou que ele fez a diferença na vida de muitas pessoas. Paim comparou-o a grandes nomes da defesa dos direitos dos negros como Zumbi, Martin Luther King e Nelson Mandela.

– Líderes passaram no aspecto do corpo material, mas suas ideias e sua conduta serão sempre referências para a nossa geração e para gerações futuras. – disse o senador, que também citou Mandela, para quem aquilo que conta na vida não é o simples fato de termos vivido; é a diferença que fizemos na vida dos outros.

O ministro interino da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Giovanni Benigno Pierre da Conceição Harvey, destacou a relevância das revistas Thoth, que teria sido a voz dos movimentos sociais negros da época.

– O senador fez dessa publicação um canal de expressão, de registro de congressos, de atividades que, se não fosse essa iniciativa, não teriam com a mesma escala a possibilidade de se tornar públicos.

Publicada quadrimestralmente, a revista divulgava as realizações parlamentares de Abdias Nascimento e buscava levar os veículos de comunicação à comunidade negra.

“Não só para mim, mas para que todos os meus irmãos e irmãs descendentes da África possam conhecer a herança que nos foi ocultada e roubada: o saber africano incorporado nos deuses e nos mitos, as conquistas dos cientistas, o pensamento dos filósofos, a criatividade dos artistas, enfim, a experiência e sabedoria dos tempos inaugurais”, afirmava o senador Abdias na apresentação do primeiro número da revista.

As obras impressas serão doadas a bibliotecas universitárias e a organizações não-governamentais que trabalham com o tema. O material também ficará disponível no acervo digital da biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado.

Abdias Nascimento
No último dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, o Senado aprovou a criação da Comenda Abdias Nascimento para homenagear anualmente cinco personalidades que contribuem para a proteção e promoção da cultura afro-brasileira.
O senador Abdias Nascimento assumiu o mandato no lugar de Darcy Ribeiro, que morreu em fevereiro de 1997. Referência brasileira na luta pela igualdade racial, Nascimento morreu aos 97 anos em 2011.

Fonte: Senado

+ sobre o tema

Olímpiadas 2012: Gabby Douglas é a primeira negra a ganhar a medalha de ouro

A norte-americana Gabby Douglas alcançou a medalha de ouro...

Latinos são vulneráveis ao diabetes tipo 2

Os latinos são mais vulneráveis do que os brancos...

Negros e nordestinos da classe C tem crescimento de 123% na renda

O grande fator para o resultado foi maior participação...

Netinho de Paula, fala sobre projetos para nova Secretaria da Igualdade Racial

Por Washington Lúcio Andrade Em entrevista EXCLUSIVA concedida ao...

para lembrar

Ministra da Igualdade Luiza Bairros recebe medalha da Ordem do Rio Branco

Honraria foi concedida no Itamaraty como parte das...

Dimensões do antirracismo na construção da revolução brasileira

 Desde sua fundação o Partido dos Trabalhadores (PT)...

Seppir forma grupo de trabalho para pôr em prática o Estatuto da Igualdade Racial

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=