SEPPIR articula agendas de promoção da igualdade racial no Peru, Equador e Colômbia

Ministra Luiza Bairros aprofunda intercâmbio regional em missão até 14 de abril

Estreitar os laços de cooperação entre a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) da Presidência da República do Brasil, e as instituições responsáveis pelo combate ao racismo e à discriminação racial, bem como pela promoção da igualdade racial no Peru, Equador e Colômbia, assim como aprofundar o intercâmbio regional sobre o tema, tanto no âmbito da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) como da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos CELAC.

Estes são os principais objetivos da viagem da ministra Luiza Bairros em missão diplomática ao Peru, Equador e Colômbia, no período de 7 a 14 de abril, quando participa de uma série de cerimônias oficiais e encontros com as autoridades locais, parlamentares, representantes de governo e sociedade civil, além de membros de organismos de promoção da igualdade racial, com o objetivo de fortalecer os laços entre o Brasil e estes países e promover um estreitamento das relações estratégicas bilaterais.

Peru
Atividades – Em Lima, no Peru, estão previstas reuniões com o ministro da Cultura e o vice-ministro da Interculturalidade, a ministra de Justiça e Direitos Humanos e o vice-ministro de Direitos Humanos, além da ministra da Mulher. Foi também agendado encontro com a ex-ministra da Cultura, Susana Baça. Com relação à sociedade civil, está prevista mesa-redonda intitulada “Políticas de Combate à Discriminação Racial – Experiências de Brasil e Peru”, a ser realizada no auditório da Universidade Católica do Peru, para a qual foram convidados parlamentares, representantes de afrodescendentes e povos originários, bem como ativistas de direitos humanos, envolvidos na promoção da igualdade e combate à discriminação racial. Está também programada entrevista televisiva com a ministra Luiza Bairros no programa da jornalista Rosa Maria Palácios, em horário nobre da TV peruana.

Equador
Em Quito, no Equador, a titular da SEPPIR será recebida pela secretária de Povos, Movimentos Sociais e Participação Cidadã, Rosa Mireya Cárdenas. Está prevista reunião de trabalho com a participação de ministros e secretários das seguintes pastas: Ministério Coordenador do Patrimônio, Ministério da Inclusão Econômica, Secretaria de Povos, Movimentos Sociais e Participação Cidadã, Corporação de Desenvolvimento Afroequatoriano (Codae) e Ministério das Relações Exteriores, Comércio e Integração. Também está programada reunião de trabalho com o secretário executivo da Codae, José Chalá, e com o diretor de Direitos Humanos do Ministério das Relações Exteriores, Francisco Total.

Colômbia
Na Colômbia, a ministra Luiza Bairros deverá visitar as cidades de Bogotá, Cali e Cartagena. Em Bogotá, estão previstas reuniões de trabalho com o ministro da Cultura, o vice-ministro da Interculturalidade e com o diretor de Populações; também está programada reunião com o vice-ministro do Interior, encarregado dos temas relativos às comunidades afrocolombianas. A titular da SEPPIR se encontra ainda com o Presidente da Agência Presidencial para a Igualdade Racial, que deverá acompanhá-la até Cali, que é considerada “a capital afrodescendente da Colômbia”. Naquela cidade, a ministra Luiza Bairros profere palestra sobre combate ao racismo e promoção da igualdade racial na Universidade de Cali, bem como encontra-se com o prefeito da cidade, onde deverá acontecer, no final do ano, evento internacional sobre o tema.

 

Fonte: Seppir 

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...