SEPPIR articula agendas de promoção da igualdade racial no Peru, Equador e Colômbia

Ministra Luiza Bairros aprofunda intercâmbio regional em missão até 14 de abril

Estreitar os laços de cooperação entre a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) da Presidência da República do Brasil, e as instituições responsáveis pelo combate ao racismo e à discriminação racial, bem como pela promoção da igualdade racial no Peru, Equador e Colômbia, assim como aprofundar o intercâmbio regional sobre o tema, tanto no âmbito da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) como da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos CELAC.

Estes são os principais objetivos da viagem da ministra Luiza Bairros em missão diplomática ao Peru, Equador e Colômbia, no período de 7 a 14 de abril, quando participa de uma série de cerimônias oficiais e encontros com as autoridades locais, parlamentares, representantes de governo e sociedade civil, além de membros de organismos de promoção da igualdade racial, com o objetivo de fortalecer os laços entre o Brasil e estes países e promover um estreitamento das relações estratégicas bilaterais.

Peru
Atividades – Em Lima, no Peru, estão previstas reuniões com o ministro da Cultura e o vice-ministro da Interculturalidade, a ministra de Justiça e Direitos Humanos e o vice-ministro de Direitos Humanos, além da ministra da Mulher. Foi também agendado encontro com a ex-ministra da Cultura, Susana Baça. Com relação à sociedade civil, está prevista mesa-redonda intitulada “Políticas de Combate à Discriminação Racial – Experiências de Brasil e Peru”, a ser realizada no auditório da Universidade Católica do Peru, para a qual foram convidados parlamentares, representantes de afrodescendentes e povos originários, bem como ativistas de direitos humanos, envolvidos na promoção da igualdade e combate à discriminação racial. Está também programada entrevista televisiva com a ministra Luiza Bairros no programa da jornalista Rosa Maria Palácios, em horário nobre da TV peruana.

Equador
Em Quito, no Equador, a titular da SEPPIR será recebida pela secretária de Povos, Movimentos Sociais e Participação Cidadã, Rosa Mireya Cárdenas. Está prevista reunião de trabalho com a participação de ministros e secretários das seguintes pastas: Ministério Coordenador do Patrimônio, Ministério da Inclusão Econômica, Secretaria de Povos, Movimentos Sociais e Participação Cidadã, Corporação de Desenvolvimento Afroequatoriano (Codae) e Ministério das Relações Exteriores, Comércio e Integração. Também está programada reunião de trabalho com o secretário executivo da Codae, José Chalá, e com o diretor de Direitos Humanos do Ministério das Relações Exteriores, Francisco Total.

Colômbia
Na Colômbia, a ministra Luiza Bairros deverá visitar as cidades de Bogotá, Cali e Cartagena. Em Bogotá, estão previstas reuniões de trabalho com o ministro da Cultura, o vice-ministro da Interculturalidade e com o diretor de Populações; também está programada reunião com o vice-ministro do Interior, encarregado dos temas relativos às comunidades afrocolombianas. A titular da SEPPIR se encontra ainda com o Presidente da Agência Presidencial para a Igualdade Racial, que deverá acompanhá-la até Cali, que é considerada “a capital afrodescendente da Colômbia”. Naquela cidade, a ministra Luiza Bairros profere palestra sobre combate ao racismo e promoção da igualdade racial na Universidade de Cali, bem como encontra-se com o prefeito da cidade, onde deverá acontecer, no final do ano, evento internacional sobre o tema.

 

Fonte: Seppir 

-+=
Sair da versão mobile