SEPPIR articula parcerias com Febraban e Fiesp

Proposta visa fomento à igualdade racial nos segmentos bancário e industrial a partir de ações afirmativas pela inclusão de pessoas negras, fortalecendo a campanha “Igualdade Racial é pra Valer”, um reforço à declaração da ONU, que instituiu 2011 como Ano Internacional dos Afrodescendentes

Foto de Everton Amaro

O setor bancário irá dispor de um Banco de Currículos para recrutamento de pessoas negras. A iniciativa, que visa à valorização da diversidade no preenchimento de vagas em bancos, foi discutida em reunião da ministra da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, com membros da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na última sexta-feira (06), em São Paulo. A proposta deriva de um protocolo de intenções, assinado pelos dois órgãos em julho do ano passado, que objetiva a cooperação mútua para ampliar a inserção da população negra no mercado de trabalho.

A ideia consiste na disponibilização do site Valorização da Diversidade, com campo para inscrição de candidatos. À Febraban cabe a recomendação aos bancos para priorização dos currículos cadastrados, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. A efetividade da ação será constatada através de um sistema de monitoramento, cuja plataforma será proposta pela SEPPIR na próxima reunião, agendada para 27 de junho.

“Para além do cadastro de pessoas negras no site, nós temos que articular parcerias que qualifiquem os candidatos para que eles correspondam ao perfil das vagas disponíveis e tenham maiores chances de ocupar essas vagas”, declarou a ministra Luiza Bairros. Pelo acordo, a SEPPIR está comprometida com a difusão da proposta junto às universidades que adotam o sistema de cotas raciais, bem assim com a promoção de atividades que estimulem a participação do Movimento Negro.

FIESP

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), também mostrou-se sensível ao apelo da campanha Igualdade Racial é pra Valer, lançada pela SEPPIR com o objetivo de ampliar, em todo o país, o número de ações e de atores pela igualdade racial. Em reunião do Conselho Superior de Responsabilidade Social (Consocial) do órgão, também na sexta-feira, a ministra apresentou a proposta e falou sobre possibilidades de participação do segmento. A observação da diversidade étnica no Sistema “S”, que congrega serviços nacionais de aprendizagem de diversas categorias profissionais, como o industrial e comercial, foi ponto de pauta na abordagem.

# Baixe e divulgue o Selo do Ano Internacional dos Afrodescendentes. Você estará participando da campanha “Igualdade Racial é Pra Valer”.

 

Fonte: Blog Mulher Negra

+ sobre o tema

Empresária pagará R$ 15 mil por racismo a vigilante em Muriaé

    Uma empresária foi condenada a pagar...

SEPPIR apresenta denúncia de racismo no Mercado Livre ao Ministério Público

A Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial entregará na...

Racismo, por Carlos Tautz

    Racismo é o significado e a...

para lembrar

321 anos de imortalidade Zumbi

O Centro Cultural Orùnmilá foi criado em Ribeirão Preto,...

29 músicas que cantam o que é ser negro no Brasil

Não é novidade, mas vale sempre ressaltar: ser negro...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=