Norte-americana elogiou comportamento do jogador do Barcelona, que comeu banana jogada no campo em resposta a manifestações racistas no Campeonato Espanhol
A atitude do lateral-direito brasileiro Daniel Alves, do Barcelona, em apanhar uma banana jogada em campo e comê-la logo em seguida durante jogo contra o Vilarreal na semana passada, pelo Campeonato Espanhol de futebol, ganhou repercussão pelos quatro cantos do mundo e chegou aos ouvidos da tenista Serena Williams, número 1 do ranking feminino.
Sempre com a opinião e personalidade fortes, Serena aprovou o exemplo de Daniel, citando que o brasileiro deu um tapa no racismo ainda muito presente na sociedade.
“É preciso ter muita coragem para fazer o que ele [Daniel Alves] fez, de conseguir tirar sarro com o sujeito. Também foi uma forma de dizer ‘sou um homem, sou humano, todos somos’. Todos somos humanos, viemos do mesmo lugar”, disse a americana ao jornal espanhol “El País”.
A campeã de 17 Grand Slams também já foi vítima de atitudes racistas no circuito, em especial na temporada de 2001 durante o Torneio de Indian Wells. Ela e a irmã Venus, devido ao lamentável ocorrido, nunca mais voltaram ao evento na Califórnia.
“Precisamos seguir lutando. Vejo cartazes de ‘não ao racismo’ no futebol. É uma boa iniciativa, um bom começo. É necessário educar as pessoas. Se ensinarmos a esta geração, a seguinte será melhor e assim por diante. Obviamente, ainda há muitos muros a serem derrubados. Espero que caiam”, encerrou Serena, que defende o título no WTA de Madri ao longo da semana.
Fonte: Revista Tênis