Série investiga mulher negra

Nova aposta da HBO, programa de Issa Rae vai além da narrativa de busca de novos amores e foca vida feminina

Do O Tempo

É natural a tentação de se pensar em “Insecure”, nova comédia da HBO, cuja primeira temporada estreou neste mês, incensada pela crítica norte-americana, como uma versão redux, com protagonistas afro-americanos e baseada em Los Angeles, da muy nova-iorquina “Girls”, a premiada produção do mesmo canal. Mas a série bolada por Issa Rae em parceria com Larry Wilmore vai além da narrativa de busca de novos amores, carreira ideal e estabilidade financeira para oferecer algo raro no audiovisual ianque: um raio-x da vida de duas mulheres negras nos dias de hoje em uma grande metrópole ocidental.

“Não sei se é o mesmo no Brasil, mas nos EUA estamos no fundo da pirâmide do interesse da maioria dos homens. Aqui, definitivamente, não somos ‘as tais’”, diz Issa, que segue: “No mundo do hip-hop, quando se chega ao sucesso, o troféu é uma mulher branca. Minha série é, também, uma investigação sobre o lugar do desejo em que se encontram as mulheres negras, inclusive para os homens de cor”.

Hoje com 31 anos, a protagonista de “Insecure”, que vive a insegura e divertidíssima Issa Dae, explodiu na mídia norte-americana em 2011, quando estudava em Stanford. Issa atraiu mais de 200 mil assinantes – e 20 milhões de cliques – para seus vídeos no YouTube com a série “The Misadventures of Awkward Black Girl” (em tradução livre “Os tropeços de uma desajeitada menina negra”), reinventada em livro campeão de vendas no ano passado.

Na série, Issa é a única negra em uma ONG voltada para crianças carentes. Já no primeiro episódio, ela sofre com a percepção dos alunos, encafifados com uma negra “que fala como branca, tem o cabelo curto como se fosse um homem e não é casada, embora já esteja na casa 30 anos”. É este o tom do humor liberto do politicamente correto dos oito episódios de “Insecure”.

“As pessoas me perguntam se a série não tem um nicho muito específico e acho graça: histórias sobre mulheres brancas são contadas a torto e a direito na televisão e no cinema e ninguém diz que elas têm extensão limitada. Por que a minha teria?”, questiona.

De fato, a relação amorosa sem paixão vivida por Issa com Lawrence (Jay Ellis), deprimido, desempregado, que passa o dia no sofá, podia se passar na hipsterlândia do Brooklyn. Enquanto sonha com o muito mais livre e mulherengo Daniel (Y’lan Noel), ela cai na noite hip-hop com Molly (Yvonne Oriji).

Advogada de sucesso que não consegue se acertar no plano amoroso, ela é a principal interlocutora de Issa para discussões tão densas quanto divertidas sobre preconceitos culturais, homofobia, sexismo e misoginia, traduzidos em diálogos tão corajosos quanto desconcertantes. A série passa na madrugada de domingo para segunda-feira, à 0h30.

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

Dona Zica Assis responde ao artigo: “Respeite nosso cabelo crespo”

Carta de Zica Assis - Beleza Natural   Oi Ana Carolina, Meu...

Descolonizar a língua e radicalizar a margem

Uma resenha sobre “Um Exu em Nova York” de...

Rita Bosaho é a primeira mulher negra eleita deputada em Espanha

O resultado das recentes eleições é histórico também porque...

Evento gratuito voltado à literatura afro-brasileira é realizado em Porto Alegre

12ª Festipoa Literária começa nesta segunda-feira (29) e segue...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=