Sessiona no Uruguai Cúpula Social do Mercosul

Montevidéu, 18 dez (Prensa Latina) Representantes dos países membros e sócios do Mercado Comum do Sul (Mercosul) iniciam hoje em Montevidéu a Cúpula Social do referido ente, com o objetivo de manter laços de cooperação entre organizações deste corte.

A partir de 17.00 hora local terá lugar o Painel: Terrorismo de Estado no contexto da Operação Cóndor e os processos para fazer valer a justiça no Cone Sul, com sede no capitalino Instituto de Normas Técnicas do Uruguai.

Posteriormente na própria sede, os organizadores procederão à abertura oficial do evento com a temática: Visões sobre Mecanismos de Participação Social.

O conclave continuará amanhã com a realização de oficinas sobre Afrodescendentes, Comunicação, Direitos Humanos, Gênero, Jovens, Migrações, Pessoas descapacitadas, Tecnologia Social e Voluntariado, segundo o programa.

Também se realizará uma atividade organizada pela Coordenação de Centrais Sindicais do Cone Sul, e uma oficina especial sobre participação social e seguimento das Cúpulas Sociais.

Como centro do evento, em horário vespertino e em sessão plenária está previsto um diálogo entre os ministros de Estado da entidade subregional e os representantes das organizações do Mercosul.

A primeira Cúpula Social da instituição ocorreu em dezembro de 2006 em Brasília, segundo proposta do Brasil, com o objetivo de fortalecer a participação cidadã desde a integração regional.

Analistas indicaram que este propósito instigou os organismos sociais, culturais, sindicais e estudiantis do bloco, que desde então participam ativamente nas diferentes oficinas de trabalho.

Em janeiro de 2007 a XXXII Cúpula de Chefes de Estado celebrada no Rio de Janeiro, integrou esse mecanismo como atividade permanente no marco das reuniões dos mandatários com uma freqüência de duas vezes ao ano.

Fonte: Prensa Latina

+ sobre o tema

CRUZ DAS ALMAS: Recebem palestras sobre o racismo

Fonte: Link Reconcavos -   A Secretaria Municipal...

Vacaria – RS: Semana da Consciência Negra

  Lei nº 2081 Ementa: “Institui a Semana...

Iniciativas de combate à intolerância e racismo são premiadas no Rio

Prêmio Osé Mimo 2017 homenageou 27 personalidades e premiou...

Conflitos em alguns países africanos é um «retrocesso» no processo de democratização – PR

  O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, classificou em...

para lembrar

Flica anuncia escritores que estarão na sétima edição do evento em Cachoeira

Festa Literária Internacional de Cachoeira será realizada de 5...

Maria Júlia Coutinho será a primeira mulher negra a apresentar o Jornal Nacional

Jornalista entra para o rodízio de apresentadores do noticiários...

TCA recebe lançamento do livro “O que é interseccionalidade?”

O Teatro Castro Alves recebe no dia 21 de...
spot_imgspot_img

Nota de pesar: Hildézia Alves de Medeiros

Faleceu hoje Hildézia Alves de Medeiros, mulher, professora negra e nordestina, que foi uma figura icônica nas décadas de 1970 e 1980 no movimento...

Exposições unem artistas de diferentes gerações para resgatar contribuição negra na arte

"Livros sempre mostraram que a nossa história começava a partir da escravização", afirma a curadora Jamile Coelho que ressalta a importância de museus e...

Ilê Aiyê celebrará 50 anos com show histórico na Concha Acústica do TCA

O Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, vai comemorar seu cinquentenário em grande estilo com um espetáculo histórico na Concha Acústica do Teatro...
-+=