Montevidéu, 18 dez (Prensa Latina) Representantes dos países membros e sócios do Mercado Comum do Sul (Mercosul) iniciam hoje em Montevidéu a Cúpula Social do referido ente, com o objetivo de manter laços de cooperação entre organizações deste corte.
A partir de 17.00 hora local terá lugar o Painel: Terrorismo de Estado no contexto da Operação Cóndor e os processos para fazer valer a justiça no Cone Sul, com sede no capitalino Instituto de Normas Técnicas do Uruguai.
Posteriormente na própria sede, os organizadores procederão à abertura oficial do evento com a temática: Visões sobre Mecanismos de Participação Social.
O conclave continuará amanhã com a realização de oficinas sobre Afrodescendentes, Comunicação, Direitos Humanos, Gênero, Jovens, Migrações, Pessoas descapacitadas, Tecnologia Social e Voluntariado, segundo o programa.
Também se realizará uma atividade organizada pela Coordenação de Centrais Sindicais do Cone Sul, e uma oficina especial sobre participação social e seguimento das Cúpulas Sociais.
Como centro do evento, em horário vespertino e em sessão plenária está previsto um diálogo entre os ministros de Estado da entidade subregional e os representantes das organizações do Mercosul.
A primeira Cúpula Social da instituição ocorreu em dezembro de 2006 em Brasília, segundo proposta do Brasil, com o objetivo de fortalecer a participação cidadã desde a integração regional.
Analistas indicaram que este propósito instigou os organismos sociais, culturais, sindicais e estudiantis do bloco, que desde então participam ativamente nas diferentes oficinas de trabalho.
Em janeiro de 2007 a XXXII Cúpula de Chefes de Estado celebrada no Rio de Janeiro, integrou esse mecanismo como atividade permanente no marco das reuniões dos mandatários com uma freqüência de duas vezes ao ano.
Fonte: Prensa Latina