Sessiona no Uruguai Cúpula Social do Mercosul

Montevidéu, 18 dez (Prensa Latina) Representantes dos países membros e sócios do Mercado Comum do Sul (Mercosul) iniciam hoje em Montevidéu a Cúpula Social do referido ente, com o objetivo de manter laços de cooperação entre organizações deste corte.

A partir de 17.00 hora local terá lugar o Painel: Terrorismo de Estado no contexto da Operação Cóndor e os processos para fazer valer a justiça no Cone Sul, com sede no capitalino Instituto de Normas Técnicas do Uruguai.

Posteriormente na própria sede, os organizadores procederão à abertura oficial do evento com a temática: Visões sobre Mecanismos de Participação Social.

O conclave continuará amanhã com a realização de oficinas sobre Afrodescendentes, Comunicação, Direitos Humanos, Gênero, Jovens, Migrações, Pessoas descapacitadas, Tecnologia Social e Voluntariado, segundo o programa.

Também se realizará uma atividade organizada pela Coordenação de Centrais Sindicais do Cone Sul, e uma oficina especial sobre participação social e seguimento das Cúpulas Sociais.

Como centro do evento, em horário vespertino e em sessão plenária está previsto um diálogo entre os ministros de Estado da entidade subregional e os representantes das organizações do Mercosul.

A primeira Cúpula Social da instituição ocorreu em dezembro de 2006 em Brasília, segundo proposta do Brasil, com o objetivo de fortalecer a participação cidadã desde a integração regional.

Analistas indicaram que este propósito instigou os organismos sociais, culturais, sindicais e estudiantis do bloco, que desde então participam ativamente nas diferentes oficinas de trabalho.

Em janeiro de 2007 a XXXII Cúpula de Chefes de Estado celebrada no Rio de Janeiro, integrou esse mecanismo como atividade permanente no marco das reuniões dos mandatários com uma freqüência de duas vezes ao ano.

Fonte: Prensa Latina

+ sobre o tema

Afro-uruguaios

Afro-uruguaios notáveis: Rubén Rada Afro-uruguaios refere-se a uruguaios de ancestralidade negra africana. Eles...

Hacia el Estado Comunal Jesus Chucho Garcia

Por: JESUS CHUCHO GARCIA   Llegó la hora de salir de...

Declaracion de Asuncion Paraguay Foro Interamericano Afrodescendiente

Participación e Incidencia De Los Y Las Afrodescendientes En...

A mostra ID_BR cara, pele, jeito

A mostra ID_BR CARA::PELE::JEITO nasceu com o intuito de...

para lembrar

Carta abierta: reflexiones de Jóvenes feministas en la Cepal

Por: Tania Ramírez   Nosotras, mujeres jóvenes...

América Latina para além dos dados

A integração dos povos necessita modificar o histórico caminho...

Caribe, África e integración – Por: Jesús Chucho García

ALAI AMLATINA, 15/07/2013.- El espacio Caribe desde el...

Racismo en México

"En mi vida he aprendido algo interesante, el racismo...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=