Sexo e gênero e a boçalidade eleita

“ANTES DA TRANSFORMAÇÃO DE UM HOMEM OU DE UMA MULHER BIOLÓGICOS EM GÊNEROS MASCULINO OU FEMININO, CADA CRIANÇA CONTÉM TODAS AS POSSIBILIDADES SEXUAIS ACESSÍVEIS À EXPRESSÃO HUMANA”. Gayle Rubin (1949- ), antropóloga norte-americana.

Por: Franklin Cunha – Médico

A idéia freqüentemente aceita de que os componentes de alguns extratos sociais, subordinados a poderes mais fortes aceitam e se apegam à própria subordinação, tem sido invocada pelos que tentam desacreditar as reivindicações dos subordinados. O raciocínio é o seguinte: se é possível demonstrar que o sujeito sustenta e insiste em seu estatuto de subordinado, então a responsabilidade última de sua subordinação é dele mesmo. Idéia mais primária, porém ainda vigente é a de que certas condições de caráter pessoal, estariam embutidas nos genes. Mesmo porque, hoje sabemos que os genes codificam proteinas e não comportamentos sexuais ou outros.Contra tais argumentações, pode-se dizer que a conformidade à submissão é produto da capacidade persuasiva do poder, uma das produções mais insidiosas e perversas de nossa cultura.

Estes fenômenos de subordinação se observam em várias condições sociais e situações pessoais como nos negros, pobres, marginais da economia e da lei, prostitutas e homossexuais. E se várias dessas condições se juntam, como por exemplo, ser negro, homossexual e pobre, a situação se complica e a subordinação social é completa.Uma dessas condições mais reprovadas é a homossexualidade, pois não é opção e prática compatíveis com atuações “normais e institucionalizadas”. Tão reprovadas que ainda hoje se põe em dúvida a capacidade dos homossexuais de exercerem a maternagem e a paternagem. E as dúvidas se originam na confusão vigente entre sexo e gênero.

A distinção entre eles confirma a tese de que por mais que o sexo – fêmea ou macho –pareça biologicamente imutável, o gênero é culturalmente construído. Então, se o gênero é construído pelos significados culturais impostos falocraticamente ao corpo sexuado, não se pode afirmar que a construção de um “homem” seja exclusividade somente de um corpo masculino ou que a construção de uma “mulher”, decorra somente da anatomia genital feminina..

A antiga idéia de que há uma relação mimética perfeita entre sexo e gênero, empiricamente não se confirma. O que se pode afirmar, portanto, é que a condição de gênero independe do sexo e, assim pensando, o gênero se torna um artifício flutuante, donde se conclui que diante dos recursos da ciência médica atual, homem e masculino, podem significar tanto um corpo e uma mente masculinos ou femininos e mulher e feminino, tanto um corpo e mente feminino como masculino.

Então, não há reais motivos para que homossexuais que desejam amorosamente assumir a maternagem e a paternagem se subordinem a códigos sociais vigentes, vetustos e primitivos. E até mesmo boçais, a representar vozes de uma pequena parcela de eleitores.”

 

 

Fonte: Lista Racial

+ sobre o tema

Nota de preocupação e repúdio

Carta Aberta à Drª Gilda Carvalho Ministério Público Federal NOTA DE...

Justiça de MT autoriza aborto de feto anencéfalo em Lucas do Rio Verde

"Obrigar uma mulher a manter durante nove meses a...

Gênero nos espaços públicos e privados

O estudo "Mulheres brasileiras e gênero nos espaços públicos...

Thorning-Schmidt é nomeada primeira-ministra da Dinamarca

A líder dos social-democratas dinamarqueses, Helle Thorning-Schmidt, foi oficialmente...

para lembrar

Sessão extraordinária na Câmara vai colocar em votação 7 projetos de Marielle

Na próxima quarta-feira (2) será realizada uma sessão extraordinária...

Mulheres ainda se dividem entre a casa e o trabalho, aponta o IBGE

Mesmo cada vez mais inseridas no mercado de trabalho,...

#GeledésnoDebate: “Não houve respaldo legal para a esterilização de Janaína”

#SomostodasJanaína# Por Kátia Mello Janaína Aparecida Quirino, 36 anos, moradora em...

Mulheres agredidas por PM serão indenizadas no Rio

Ele as xingou, atacou com cabo de vassoura e...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=