Sidney Poitier, primeiro negro a vencer o Oscar de Melhor Ator, morre aos 94 anos

Enviado por / FonteDa Revista Monet

Falecimento do astro de 'Uma Voz nas Sombras' (1963) foi confirmado nesta sexta-feira (7)

O falecimento foi anunciado por Fred Mitchell, Ministro de Relações Internacionais das Bahamas, segundo reporta o jornal The Independent. A causa da morte ainda não foi revelada.

Astro de ‘No Calor da Noite’ (1967) e de ‘Adivinhe Quem vem Para Jantar’ (1967), Poitier foi o primeiro artista negro a ganhar um Oscar de Melhor Ator. Ele recebeu a estatueta da Academia por sua performance em ‘Uma Voz nas Sombras’ (1963).

A notícia da partida do ator vem causando comoção nas redes sociais. O ídolo foi relembrado por famosos como Jeffrey Wright (‘Westworld’), George Takei (‘Jornada nas Estrelas’) e Whoopi Goldberg (‘A Cor Púrpura’).

“Sidney Poitier. Ator de marcos. Único. Que homem bonito, gracioso, caloroso e genuinamente real. Descanse em paz, senhor. Com amor.”

“Sidney Poitier, o primeiro negro a ganhar um Oscar, morreu aos 94 anos. O astro de ‘Adivinhe Quem Vem para Jantar’ e ‘Uma Voz nas Sombras’, pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Ator, foi um pioneiro que deixará de luto muitas pessoas para quem ele abriu as portas de Hollywood.”

“Se você quisesse o céu, eu escreveria no céu em letras que chegariam a trezentos metros de altura. Para o senhor… com amor. Sir Sidney Poitier, descanse em paz. Ele nos mostrou como alcançar as estrelas”

Ao aceitar seu Oscar de Melhor Ator por ‘Uma Voz nas Sombras’ na premiação de 1964, entrando, assim, para a história da Sétima Arte, Poitier declarou: “Como foi uma longa jornada até este momento, eu estou naturalmente em dívida com inúmeras pessoas; entre as quais estão, principalmente, Ralph Nelson, James Poe, William Barrett, Martin Baum e, claro, os membros da Academia. A todos eles, tudo o que posso dizer é um obrigado muito especial” (veja abaixo).

O artista ainda participou de filmes como ‘Ao Mestre, com Carinho’ (1967), ‘Noite sem Fim’ (1970) e ‘Espiões sem Rosto’ (1988). Seu último longa no papel de ator foi o drama ‘Construindo um Sonho’ (2001).

Poitier também se sentou na cadeira de diretor diversas vezes. Seu trabalho mais famoso nesse papel foi a comédia ‘Loucos de Dar Nó’ (1980), estrelada por Gene Wilder e Richard Pryor.

Além disso, ele assinou os longas ‘Um por Deus, Outro pelo Diabo’ (1972), ‘Dezembro Ardente’ (1973), ‘Aconteceu num Sábado’ (1974), ‘Os Espertalhões’ (1977), ‘Hanky Panky, Uma Dupla em Apuros’ (1982) e ‘Papai Fantasma’ (1990).

A seguir, confira os trailers dos clássicos ‘Adivinhe Quem Vem para Jantar’ e ‘Ao Mestre, Com Carinho’:

+ sobre o tema

Ato de despedida das companheiras Rosangela Rigo, Lurdinha Rodrigues e Célia Maria Escanfella

Você é nosso/a convidado/a para a homenagem a essas...

Fica triste pela morte de Muhammad Ali, mas é racista no Brasil

Precisamos de mais pessoas como Muhammad Ali. Por conta da...

Morre em Salvador a atriz Auristela Sá do Bando de Teatro Olodum

A atriz baiana Auristela Sá, do Bando de Teatro...

Friburgo perde o músico Nego Dé para a Covid-19

Morreu neste domingo, 3, o músico André Henrique de...

para lembrar

Protagonista negro no novo ‘Star Wars’ gera reação racista nas redes

Fãs racistas criaram um movimento para boicotar o novo...

SAG Awards 2016: Prêmio do sindicato de atores surpreende e premia com mais diversidade

Neste sábado, 30, apesar do pré-Carnaval estar rolando solto...

‘The Flash’: Kid Flash é o super-herói negro que nós queremos

O canal The CW divulgou a primeira imagem oficial...

Cidadãos e artistas negros manifestam contra o uso do ‘blackface’

Protesto contra blackface aconteceu ao fim do espetáculo "Trem...
spot_imgspot_img

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

Michael Jordan escolheu Viola Davis para interpretar sua mãe em ‘Air: a história por trás do logo’

"Air: a história por trás do logo" chega hoje aos cinemas contando a história da parceria entre Nike e Michael Jordan que resultou na...

Em novo livro, ator e escritor Lázaro Ramos fala sobre a conexão do afeto

Lázaro Ramos não sabia ao certo para quem estava escrevendo quando começou a narrar as peripécias de Carrinho em Você não é invisível. A filha...
-+=