Sindicato dos docentes quer tirar gestantes da sala de aula

Fonte: Folha Online –

Federação dos professores particulares recorreu ao Ministério Público do Trabalho

Gestantes são mais suscetíveis à gripe suína; entidade orientou professoras grávidas a procurar seus médicos para pedir licença temporária

A federação dos professores particulares de São Paulo recorreu ontem ao Ministério Público do Trabalho para pedir que as gestantes, mais suscetíveis à gripe suína, sejam afastadas temporariamente das salas de aula.
A entidade orientou ainda que as professoras grávidas procurem seus médicos para pedir uma licença e, caso não consigam, simplesmente deixem de ir trabalhar.
A medida foi tomada após o sindicato das escolas particulares decidir que não iria seguir a recomendação da Secretaria Estadual da Saúde para que as gestantes sejam transferidas da sala de aula para locais onde estejam menos expostas à gripe.
O sindicato das escolas afirma que tomou a decisão com base em conversas com a Secretaria da Saúde. A secretaria, porém, diz que a recomendação dada ao sindicato foi a mesma já divulgada: que elas sejam transferidas para locais onde corram menos riscos e, na impossibilidade disso, que sejam afastadas da escola.
“Queremos que o Ministério Público do Trabalho convoque todas as partes para que se tenha uma solução. As escolas não querem afastar por uma questão financeira, porque vão ter que pagar duas pessoas para o mesmo trabalho. Então o INSS tem que ser envolvido. Tem que ser uma política de Estado”, afirma o presidente da federação, Celso Napolitano.
Segundo ele, as gestantes que faltarem e não tiverem licença médica terão ajuda da federação para receber pelas aulas que não derem. A federação estima que 2.500 das 42 mil professoras da rede particular no Estado estejam grávidas.
Ontem, a Secretaria Estadual da Educação e as secretarias municipais de Gestão e da Saúde transferiram as gestantes de locais com mais exposição ao vírus para locais com menos risco. Anteontem, a Federação Nacional de Bancos recomendou que os bancos afastem as grávidas, que só devem voltar com a autorização do médico.

Matéria original: Sindicato dos docentes quer tirar grávidas da sala de aula

+ sobre o tema

O avanço dos mandatos coletivos

A cidade com o maior Índice de Desenvolvimento Humano...

Chegou a hora do basta – por Sakamoto

No quarto dia de...

Bolsa-enchente de Kassab não garante nova moradia

Moradores do Jardim Pantanal dizem que não conseguem imóvel...

para lembrar

“É uma reforma da Previdência muito perversa com as mulheres”

Ao mesmo tempo em que dificulta o acesso à...

Taxa de mortalidade infantil no Nordeste é duas vezes maior do que no Sul e Sudeste

A Síntese de Indicadores Sociais 2010, divulgada nesta sexta-feira...

De apertos e sinhazinhas

Ainda bem menina descobri que as roupas e a...

Lazer motiva a nova classe média a viajar de avião

Passeios e visitas a familiares são as principais razões...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=