SISU: MEC divulga notas, resultados e lista de aprovados

O MEC divulgou na manhã desta sexta as notas e as classificações dos candidatos na primeira etapa das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No final da noite de quinta-feira foram divulgados os resultados e as listas de aprovados. Ao todo foram 793,9 mil inscritos, que puderam se candidatar até 23h59 da última quarta-feira,

3. Veja aqui as listas de aprovados, os resultados e as notas.

 

A consulta aos dados pode ser feita também no portal do MEC, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800.616161.

O Sisu foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar os candidatos às vagas das instituições federais que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 como única fase de seu processo seletivo. Nesta primeira edição, 51 instituições oferecem 47.913 vagas em bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia.

Veja as respostas para as principais dúvidas dos candidatos sobre o Sistema de Seleção Unificada:

 

Quais as datas para efetuar a matrícula dos aprovados na primeira etapa?

Os estudantes que forem aprovados terão de 8 a 12 de fevereiro para fazer a matrícula nas instituições para as quais foram selecionados.

 

O candidato que não realizou a inscrição da primeira etapa terá outra oportunidade?
Sim, haverá ainda mais duas etapas para preencher as vagas remanescentes. A segunda etapa de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) terá as inscrições abertas entre às 6h do dia 15 de fevereiro até as 23h59 do dia 20 de fevereiro. O resultado será divulgado no dia 22 de fevereiro. Entre 1° de março e 3 de março ocorrerá a terceira e última etapa, o resultado: será divulgado no dia 5 de março e as matrículas nas universidades deverá ser realizadas de 9 a 12 de março.

Como é feita a inscrição no Sisu?
As inscrições dos candidatos são feitas exclusivamente pela internet (sisu.mec.gov.br). Para se inscrever, o candidato deverá acessar o sistema (no campo “Acesse o Sistema de Seleção Unificada”, no alto da página principal) e informar seu número de inscrição e a senha cadastrada no Enem 2009. Após estas informações, o sistema solicitará que o candidato crie uma nova senha, específica para o Sisu.

O candidato que se inscreveu na primeira etapa, pode se inscrever nas etapas posteriores?
Sim, é permitido ao candidato que se inscreveu na primeira etapa se inscrever novamente nas etapas posteriores.

Como será feito o processo de desempate?
Conforme o artigo 18 da portaria do Sisu, ficam mantidos os cinco primeiros critérios de desempate: notas obtidas na Redação, Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. O sexto critério, que mantém a vaga ao candidato com inscrição anterior, foi abolido para não deixar ninguém prejudicado após os problemas na banda larga, de acordo com o MEC.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Fuvest divulga prova e gabarito da primeira fase do vestibular

Exame foi aplicado neste domingo (28). Lista de aprovados será...

STJ suspende todas liminares do Enem e Sisu

As liminares concedidas em todo o país garantindo...

Cai qualidade das escolas estaduais do Grande ABC

Por: Camila Galvez     O Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação...

Sancionada lei que prevê apoio a indígenas na educação superior

O apoio ao acesso de povos indígenas ao ensino...

para lembrar

Projeto leva carimbós a alunos da rede pública

A Amazônia é quase uma entidade. Estende-se por...

Prazo para pedir correção invertida do Enem termina nesta sexta-feira

Sistema ficará no ar até as 23h59. Cabeçalhos do...

ProUni encerra inscrições nesta terça para 123 mil bolsas de estudo

Programa oferece mais de 123 mil bolsas em universidades...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=