SISU: Sistema de Seleção Unificada inicia inscrição nesta sexta-feira

Os estudantes que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 podem se inscrever a partir das 6h desta sexta-feira (29) na primeira etapa do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O sistema vai selecionar candidatos para as universidades e institutos federais que aderiram ao uso do Enem como vestibular.

A inscrição deve ser feita pelo site sisu.mec.gov.br e vai até 3 de fevereiro, às 23h59 (horário de Brasília, DF). O resultado da primeira etapa será divulgado em 5 de fevereiro. Haverá mais duas oportunidades para inscrição: nos períodos de 15 a 20 de fevereiro e de 1º a 3 de março.

 

Como se inscrever

Para concorrer a uma das 47,9 mil vagas oferecidas é preciso preencher ficha pela internet, no horário das 6h às 23h59, informando seu número de inscrição no Enem 2009 e sua senha de acesso. Caso o candidato não lembre a senha, é possível recuperá-la pelo site.

  • Consulte seu resultado no Enem 2009

No site do Sisu é possível consultar as graduações oferecidas (na opção “Vagas”). O estudante deve escolher apenas uma única opção de instituição, curso, turno e modalidade de inscrição em que o estudante deseja concorrer. Durante esse período pode-se alterar a escolha, mas a inscrição que vale, para concorrer a uma vaga, é a final. Só podem participar candidatos que tenham feito o Enem 2009.

Diariamente, o sistema fornecerá as notas de corte de cada curso, baseadas nas inscrições do dia anterior. Assim, o estudante poderá verificar se tem a pontuação necessária para ingressar no curso desejado e, caso ele não tenha, poderá tentar outras opções de graduação.

Ao final de cada etapa de inscrição, os candidatos serão classificados de acordo com o desempenho. Para garantir as vagas, os aprovados deverão fazer matrícula. As informações sobre o registro acadêmico devem ser verificadas junto às faculdades.

Vagas

As oportunidades são oferecidas por 23 universidades federais e 26 instituições federais, além de uma universidade estadual –a Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense)– e a Escola Nacional de Ciência Estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Do total de vagas ofertadas, 17,4 mil são de graduações dadas no turno da noite, 6,6 mil são de cursos de engenharia e 9 mil são de cursos de tecnologia.

Cursos noturnos

Esses cursos estão concentrados em 23 Estados e, dentre as opções, por exemplo, há direito na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso); farmácia e psicologia na UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre); agronegócio, ciências políticas e ciências da computação na Unipampa (Universidade Federal do Pampa); e farmácia e bioquímica, pedagogia e história na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Engenharias

As vagas de engenharia são oferecidas por universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Nas áreas de civil e de produção, são quase mil vagas. Em engenharia elétrica e eletrônica, a disponibilidade é de 873 vagas; na engenharia mecânica, são 556.

Há, também, cursos mais específicos, como os de engenharias ambiental, florestal e energética e das engenharias de pesca e de aquicultura – todas contempladas com vagas no sistema.

Tecnologia

Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia oferecem 9 mil vagas em cursos superiores de tecnologia em todas as áreas e licenciaturas, em especial para formação de professores de química, física, biologia e matemática. Há vagas em todas as regiões do país. Os institutos da Paraíba (1.500) e do Maranhão (950) são os que mais oferecem vagas.

Nota e desempate

A nota final pode variar de acordo com o peso que cada instituição dá para cada uma das provas do Enem 2009 e com eventuais bônus de políticas de ações afirmativas. O resultado final é divulgado na página do Sisu, na web.

Caso haja notas idênticas, o desempate será feito seguindo a seguinte ordem:

  • 1 – Nota obtida na redação;
  • 2 – nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • 3 – nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • 4 – nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • 5 – nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • 6 – antecedência de inscrição definitiva na respectiva etapa de seleção do Sisu.

Veja outras informações no site do Sisu.

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Fuvest divulga prova e gabarito da primeira fase do vestibular

Exame foi aplicado neste domingo (28). Lista de aprovados será...

STJ suspende todas liminares do Enem e Sisu

As liminares concedidas em todo o país garantindo...

Cai qualidade das escolas estaduais do Grande ABC

Por: Camila Galvez     O Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação...

Sancionada lei que prevê apoio a indígenas na educação superior

O apoio ao acesso de povos indígenas ao ensino...

para lembrar

Projeto leva carimbós a alunos da rede pública

A Amazônia é quase uma entidade. Estende-se por...

Prazo para pedir correção invertida do Enem termina nesta sexta-feira

Sistema ficará no ar até as 23h59. Cabeçalhos do...

ProUni encerra inscrições nesta terça para 123 mil bolsas de estudo

Programa oferece mais de 123 mil bolsas em universidades...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=