Site do PT é invadido, e partido insinua que a culpa é da oposição

PSDB rechaça nota petista e pede que PF investigue a ação de hackers na página oficial da sigla na web


Pelo segundo dia seguido, o PT teve de tirar seu site do ar. Como anteontem, o partido diz ter sido vítima de hackers. Desta vez, em nota oficial, a sigla insinua que a oposição está por trás dos ataques virtuais.

De acordo com a assessoria petista, os invasores colocaram no site uma imagem do pré-candidato do PSDB, José Serra, e um pedido de voto ao tucano.

A nota fala em “suspeitas levantadas desde ontem [anteontem] de que o incidente estivesse ligado a uma “guerra suja na internet” deflagrada pelos aliados do candidato tucano José Serra” e traz declarações do secretário nacional de comunicação do partido, André Vargas.

“Esperamos sinceramente que a candidatura adversária não esteja estimulando esse tipo de comportamento. Isso é péssimo para a democracia.”

Irritado, Vargas voltou, em conversa com a Folha, a creditar o ataque a simpatizantes da candidatura Serra. “Eles [os integrantes do partido] dão o tom, e a cachorrada faz o trabalho sujo”, afirmou.

O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), repudiou as insinuações de que os tucanos estariam por trás da invasão virtual. “Nos causa indignação. Se o PT tem preocupação conosco nesse assunto, pode dormir tranquilo”, disse. Guerra defende que a Polícia Federal investigue a invasão do site.

“É bom que isso seja esclarecido para que as coisas comecem em ordem. Não gostamos desse expediente”, afirmou.
Segundo o secretário de comunicação petista, o partido irá contratar uma empresa de consultoria permanente para prevenir novas invasões.

Eduardo Graeff, coordenador da equipe que o PSDB mantém para turbinar na internet a campanha de Serra, também respondeu. Disse que os tucanos não tiram nenhuma vantagem desse tipo de situação e rechaçou a possibilidade de a invasão ter partido de alguém do estafe do partido.

“Acho que o PT deve pedir uma investigação severa às autoridades. Esse tipo de ataque não nos favorece. Pelo contrário, pode despertar em simpatizantes do PT a vontade de invadir o site do PSDB, por exemplo”, ressaltou. “Desse jeito vamos passar mais tempo corrigindo esses ataques do que discutindo a política do país.”

 

Fonte: Folha de S.Paulo

 

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...