segunda-feira, setembro 26, 2022
InícioÁreas de AtuaçãoComunicaçãoSite ironiza desespero da Veja com capas fantasiosas em véspera de eleição

Site ironiza desespero da Veja com capas fantasiosas em véspera de eleição

Veja vira meme na internet após última tentativa de golpe. Desespero da revista pode ser explicado pela divulgação das mais recentes pesquisas para a eleição presidencial, que colocam Dilma Rousseff entre 6 e 8 pontos à frente de Aécio Neve

A revista Veja virou piada na internet após antecipar a divulgação de sua última capa antes da eleição presidencial do próximo domingo. Um site reuniu dezenas de capas fantasiosas que a revista poderia utilizar como última tentativa de influenciar o voto do eleitor. Nas redes sociais, a hashtag #desesperodaveja se tornou a mais comentada do Brasil.

O desespero da revista pode ser explicado a partir da divulgação das últimas pesquisas Ibope e Datafolhapara a Presidência da República, que colocaram, respectivamente, Dilma Rousseff 8 e 6 pontos à frente de Aécio Neves. A tentativa de golpe, contudo, durou menos de 24 horas.

Não é a primeira vez que Veja tenta mudar os rumos do processo eleitoral a poucos dias da eleição. Foi assim em 2006 e em 2010, com capas divulgadas antecipadamente, mas com conteúdo especulativo e inconsistente.

A perda de credibilidade da revista, com declínio de vendas ano a ano, é reflexo de um jornalismo especulativo, descompromissado com a verdade e que agora [na contemporaneidade] precisa lidar com o contraponto de veículos de comunicação ascendentes oriundos da mídia alternativa.

O desenvolvimento da consciência crítica do eleitor serve de impulso para que ele busque novas fontes de informação e, colocando-as em conflito, forme a sua opinião.

Confira abaixo mais algumas capas sobre Veja que viraram piada na internet:

desespero_veja1

 

desespero_veja2

desespero_veja3

 

desespero_veja4

desespero_veja5

desespero_veja6

desespero_veja7

 

desespero_veja8

desespero_veja9

 

 

desespero_veja10

desespero_veja11

 

desespero_veja12

desespero_veja13

 

 

Fonte: Pragmatismo Político

 

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench