SMPIR lança portal sobre emprego e população negra em São Paulo

SERVIÇO:

Lançamento do portal São Paulo Diverso

Dia 16 de setembro de 2015, às 09h

Prefeitura de São Paulo – Viaduto do Chá, 15 – auditório 7º andar

 

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em São Paulo, um cidadão negro recebe renda média domiciliar até 2,5 vezes menor do que um cidadão branco, além de ter menos acesso ao emprego formal, representando 32,5% dos empregados enquanto o percentual entre a população branca é 66,3%. Ainda, afrodescendentes ocupam apenas 3% dos cargos ligados à chefia ou gerência, e, mesmo quando apresentam igual nível de escolaridade, recebem 31,5% (homens) e 37,5% (mulheres) menos que pessoas da cor branca para a mesma ocupação.

 

Estes e outros dados estarão disponíveis, a partir do dia 16 de setembro, on-line no portal São Paulo Diverso, uma plataforma eletrônica com informações e serviços sobre a população afrodescendente do município de São Paulo. Neste dia a plataforma irá ao ar pela primeira vez em um evento de lançamento, na sede da Prefeitura de São Paulo, com a presença do secretário municipal da igualdade Racial, Maurício Pestana.

 

O projeto faz parte de um conjunto de iniciativas inclusivas promovidas pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que visa estimular o desenvolvimento econômico e social dos afrodescendentes na capital. Durante o evento será divulgada a programação preliminar do 2º Fórum São Paulo Diverso, que acontece em 05 de novembro, com o tema “Investindo na igualdade de oportunidades para encontrar novos talentos”. Os painéis reunirão altos executivos, representantes do poder público, e empreendedores negros, que discutirão o panorama da diversidade racial no mercado de trabalho.

 

Portal São Paulo Diverso

 

O  portal São Paulo Diverso foi criado com o objetivo de contribuir para a ampliação da diversidade no mercado de trabalho, além de divulgar informações gerais sobre programas de ações afirmativas nos setores público e privado. A plataforma aproximará candidatos e empresas por meio da Comunidade SP Diverso no LinkedIin, e oferecerá dicas práticas e materiais para capacitação profissional.

 

Iniciativas inclusivas como essa têm se mostrado ferramentas eficazes para a promoção da igualdade no ambiente profissional. A Prefeitura de São Paulo é hoje exemplo para o resto do país, por meio da Lei nº 15.939/13, com o maior programa de ação afirmativa no setor público. Desde o primeiro concurso com as cotas, mais de 1.000 servidores já foram incluídos nos cargos de procuradores, contadores, professores e auditores fiscais. Para Maurício Pestana, Secretário de Promoção da Igualdade Racial, “o poder público é exemplo de construção de uma sociedade igualitária, mostrando às grandes corporações que o negro também pode ocupar cargos estratégicos”.

 

As diferenças étnicas e de gênero encontradas no mercado de trabalho foram tema de discussões do São Paulo Diverso – Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo, em outubro do ano passado. O evento propiciou debates que revelaram a dificuldade das empresas em localizar candidatos afrodescendentes para seus postos mais qualificados. Assim, o site que leva o nome do Fórum surge para tentar reverter esse problema de empregabilidade, e funcionar como um espaço permanente de debate para a população negra.
Para desenvolver o  portal São Paulo Diverso a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial contou com as parcerias do BID e da Microsoft, que aplica diferentes programas de diversidade em suas unidades ao redor do mundo. “A Microsoft acredita que a tecnologia é capaz de transformar vidas. Ao apoiar a SMPIR na sua visão de promover a diversidade no mercado de trabalho, esperamos contribuir para a inclusão no país”, diz José Renato Roda, Gerente de Consultores da área de Serviços da empresa no Brasil e responsável pela arquitetura do site.

 

Informações e Credenciamento: Camila Gonçalves – (11) 97326-9170

+ sobre o tema

Lei que amplia o Simples Nacional entra em vigor

A partir de agora, o que determinará se o...

O mercado de trabalho é machista e racista, diz dirigente da CTB

Se as mulheres recebem salários 26% menores que os...

Google abre vagas para o Programa de Estágio 2016

Inscrições para o processo seletivo estão abertas até 24...

Paraná tem 1,4 mil vagas, mais cadastro de reserva

  Paraná tem 1,4 mil vagas, mais cadastro...

para lembrar

Fundo Brasil de Direitos Humanos contrata assessor/a de Investimento Social

IPO Instituto assessora o Fundo Brasil de Direitos Humanos na contratação de...

Ilustrar possibilidades de existência é urgente

Se diversidade é chamar para o baile e inclusão...

Programa Trainee Itaú Unibanco 2021

Neste ano o Programa tem uma super novidade, os...

O ICE contrata analista para o Programa Academia ICE

o de Cidadania Empresarial (ICE) nasceu em 1999 com...
spot_imgspot_img

Programa com apoio da ONU quer garantir 3.000 lideranças negras até 2030

A 99jobs colocou no ar plataforma que servirá de vitrine para o programa 10.000 Trainees Negros, que pretende, até 2030, incluir 3.000 profissionais negros em...

Cai participação de mulheres negras no mercado de trabalho em relação ao período pré-pandemia

No mercado de trabalho, só metade das mulheres negras consegue uma vaga e, mesmo assim, com salários baixos e em condições ruins. É o que mostra uma pesquisa...

Vaga: Gestor de Território – Maranhão

A Cidade Escola Aprendiz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que há 25 anos contribui para o desenvolvimento dos sujeitos e suas...
-+=