‘Sociedade ainda é sexista e preconceituosa’, diz Dilma

No Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, comemorado nesta segunda-feira (25), a presidente Dilma Rousseff disse que a “sociedade ainda é sexista e preconceituosa”

 

“A violência contra a mulher envergonha uma sociedade que, infelizmente, ainda é sexista e preconceituosa”, comentou a presidente em sua conta no Twitter.

A data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1993 e escolhida para relembrar o assassinato das irmãs Mirabal –Minerva, Pátria e Maria Teresa, organizadoras do movimento oposicionista Las Mariposas, mortas durante o governo do ditador Trujillo, da República Dominicana, em 1960.

No dia 25 de novembro, Trujillo ordenou a execução delas. Elas foram pegas desarmadas e levadas para uma plantação de cana-de-açúcar, onde foram apunhaladas e estranguladas. O assassinato causou grande comoção no país e contribuiu para acabar com a ditadura em 1961.

Segunda a presidente a Lei Maria da Penha, em vigor desde 2006, foi o alicerce do combate à violência contra as mulheres no país. “Combater à violência contra a mulher é condição para uma Nação mais justa, cidadã e igualitária. É uma forma de preconceito do “mais forte” contra a mulher apenas pelo fato de ser mulher. Graças às lutas das mulheres, o Brasil está mudando. A Lei Maria da Penha foi o alicerce do combate à violência contra as mulheres.”

Dilma também destacou o programa Casas da Mulher, ligado à Secretaria de Políticas para as Mulheres, onde o governo atua com parceria com os demais Poderes para coibir a violência contra a mulher. O programa foi lançado em março e prevê a construção de Casas da Mulher Brasileira em todas as capitais do país.

“As Casas da Mulher são o caminho para garantir um combate permanente e sistemático a essa violência. Nessas Casas estão os serviços para o atendimento à mulher com delegacia, Judiciário, Defensoria Pública e atendimento psicossocial.”

No começo do mês, a presidente disse que eram “alarmantes” os dados que indicavam crescimento de 18% nos registros de estupros no país. Segundo o 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em todo o Brasil foram registrados 50,6 mil casos. Trata-se de 26,1 estupros por grupo de 100 mil habitantes, contra 22,1 em 2011. O estudo mostra que o total de casos de estupro superou o total de casos de homicídios dolosos, que, em 2012, registrou 47,1 mil.

“A violência contra a mulher é uma vergonha que a sociedade brasileira precisa superar. Para isso é necessário: o fim da impunidade dos agressores, o combate implacável ao preconceito sexista, o respeito às diferenças e o apoio e acolhimento às vítimas.”

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

para lembrar

Contra agressão a Dilma, Gleisi lança movimento pela dignidade feminina

A senadora Gleisi Hoffmann (PT) reagiu "indignada" aos adesivos...

Feministas se elegem vereadoras em busca de representatividade para mulheres

Em 2016, um grupo de vereadoras se elegeu prometendo...

Um amor que bagunce meu cabelo e não minha vida

Eu, mais que tudo, quero um amor que compartilhe...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=