Sociedade dos valores invertidos

Fonte:Jornal Nortão OnLine

Por Valtenir Pereira


Tivemos muitos momentos na história do mundo que devemos nos envergonhar. Momentos esses em que valores como o poder e ganância destruíram culturas e sonhos de uma nação. No Dia da Consciência Negra, enquanto Defensor Público, e enquanto cidadão, sinto o dever de relembrar e resgatar algo que todo indivíduo tem como obrigação: tornar a desigualdade menor e o mundo mais justo. Isso é socialismo.

Infelizmente, a cultura afro ainda vai demorar anos para recuperar as feridas que lhe foram deixadas. O mundo se globaliza, os países se unificam na comunicação, mas a distância com os países mais pobres da África aumenta no que tange à fome, aos conflitos ou à falta de saúde. Trazemos esse retrato herdado da escravidão para a realidade do Brasil e por mais que sejamos cosmopolitas, nossa sociedade se divide em castas, mesmo que você não enxergue isso aos olhos nus. Ou seja, é mais fácil não enxergar.

Nacionalmente temos mais de quinhentos anos de culpa e poucos anos de desculpa. Lembro-me de Bertolt Brecht, poeta, filósofo, dramaturgo e de uma das tantas mensagens que ele deixou: “Há homens que lutam um dia e são bons. Há homens que lutam por um ano e são melhores. Há homens que lutam por vários anos e são muito bons. Há outros que lutam durante toda a vida e esses são imprescindíveis.”

Pela luta de toda uma vida, o socialismo faz parte dessa história. Temos em nossos quadros pessoas que se destacam como a deputada estadual Vilma Moreira, primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, temos o Edvande França, responsável pelo movimento negro do PSB de Mato Grosso e a presidenta da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias do Estado de Mato Grosso, Dinorah Magalhães e em nome deles quero felicitar todos os guerreiros dessa bandeira.

 

Matéria original

O Movimento Negro do PSB defende a necessidade de implementação de políticas específicas, capazes de construir mudanças estruturais na sociedade brasileira e no mundo. Com esse objetivo, os integrantes do Movimento Negro do PSB Nacional decidiram por unanimidade apoiar o Estatuto da Igualdade Racial, as cotas no ensino superior e o fortalecimento da educação básica pública (ensino fundamental e médio).

A reserva de cotas ainda não é o suficiente para amenizar o tanto que a sociedade tem para resgatar. É possível consolidar e ampliar os espaços do movimento para que ele tenha um reconhecimento cada vez maior no partido, principalmente num estado heterogêneo como Mato Grosso.

Nas caminhadas pelo interior de Mato Grosso, vemos que boa parte de nossa militância tem a força do sangue dos afrodescendentes. Mas em particular, tenho que destacar que o município de Vila Bela da Santíssima Trindade é uma viagem no túnel do tempo, principalmente se você tem a oportunidade de participar da conhecida festa do Congo e do Chorado. Estrategicamente posicionada para defender as fronteiras brasileiras, Vila Bela viveu episódios fascinantes da história. Escravos abandonados ficaram por lá e deram vida a cidade, constituindo no local uma comunidade negra forte, unida e fiel às suas tradições.

Em Vila Bela alguns moradores chamaram minha atenção por passarem dos cem anos de idade e com eles há muita história para contar. Então, nessa data tão importante fica minha simples homenagem a data da morte de Zumbi dos Palmares, um dos líderes do Quilombo dos Palmares, o mais conhecido núcleo de resistência negra à escravidão no país. Lutar sempre, desistir jamais!

 

+ sobre o tema

Rede social para negros quer dar visibilidade a políticos e empreendedores

A Black & Black, uma rede social brasileira indicada...

Exposição na Casa França Brasil conta a história do negro no Rio

Mostra reúne 500 peças, como bronzes do Benin, máscaras...

Quilombolas entrarão na justiça por danos morais

Federação Nacional de Associações Quilombolas (FENAQ) entrará com uma...

para lembrar

Zumbi é homenageado em cavalgada pela liberdade

Doze horas a cavalo pelas serras da Barriga...

ONU aprova Década do Afrodescendente a partir de 2013

Luciano Nascimento Repórter da Agência Brasil Brasília - O ano de...

HILTON COBRA – Novo Presidente da Fundação Palmares

Hilton Cobra, é o novo  presidente da Fundação Cultural...

Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana

A íntegra da política já está disponível para download. Lançado...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=