Sociologia do medo

 

Caso dos motoboys revela PMs com perfil diferente em áreas nobres e na periferia: ali, eles tornam pior a vida dos mal-aventurados

Brutalidade. Maria Aparecida, a mãe, e Flaviana, a viúva, com foto do motoboy Alexandre Menezes dos Santos, morto aos 25 anos por policiais em Cidade Ademar.

Por que a brutalidade? A insistente pergunta não consegue encontrar respostas e por isso mesmo atinge em cheio a Polícia Militar de São Paulo, nascida de um efetivo de 130 homens, em 1831, que hoje, por iniciativa própria, pretende voltar a usar o nome institucional de Força Pública. Ela é a maior tropa da América Latina e nem mesmo um comandante regional da Força Terrestre possui tantos homens e mulheres – 100 mil– em sua área territorial.

A pergunta gira em torno do assassinato brutal de dois motoboys no curto espaço de 30 dias – um, espancado até a morte dentro de uma companhia da PM na Casa Verde, zona norte de São Paulo, e outro na Cidade Ademar, zona sul. No primeiro caso, o rapaz foi capturado durante a busca de um ladrão de bicicleta. No segundo, pilotava uma moto ainda sem placas, que havia acabado de comprar. Foi morto em plena madrugada do Dia das Mães. E a mãe, que assistiu a tudo, enterrou o filho no mesmo domingo em que esperava dele um abraço especial.

A busca das respostas passa por caldo cultural, resquícios dos anos de chumbo, formação policial sem obter os comprometimentos adequados, tudo em paralelo com a luta por desenhar o modelo de polícia comunitária idealizado por sir Robert Peel para a Polícia Metropolitana de Londres, em 1821. As ambicionadas respostas estão dentro do que poderíamos chamar de sociologia da Polícia Militar.

Punctum saliens, o nó: a caserna possui segredos, enigmas que até um secretário da Segurança sente dificuldades em tentar decifrar. Nem sempre consegue. Manoel Pedro Pimentel, no início do governo Franco Montoro, falou em "amordaçar" a PM. A repercussão foi péssima e o secretário, diplomático, reuniu uma grande tropa no casarão amarelo do Primeiro Batalhão de Choque para um formal pedido de desculpas. Antes dele, o coronel Erasmo Dias controlava a polícia com mão de ferro – e, aliás, essa foi uma marca do período da ditadura, quando a Polícia Militar, ao contrário do que acontece atualmente, não tinha o direito de se gerenciar, função sempre reservada a um oficial superior do Exército.

Na reabertura democrática, vieram diferentes secretários, dos mais variados estilos – atuantes, ausentes, pretensiosos, arrogantes ou com roupagem acadêmica. Figurino surpreendente e contraditório: a maioria entendia muito pouco de segurança pública, a essência da atividade fim. Assim, ficavam (vários ainda ficam) na mão de seus conselheiros pessoais, os detentores do poder de fato, artífices dos chamados – como se diz nos bastidores policiais – "embargos auriculares".

Há tempos a polícia – tanto a Militar como a Civil – precisava de alguém com pulso forte. Este ser nunca agradará a gregos e troianos, e muito menos aos espartanos. Desta vez, Antonio Ferreira Pinto, com uma carranca de poucos amigos a camuflar quem realmente é, mas com know-how da Academia do Barro Branco, a casa mãe, como falam carinhosamente oficiais e aspirantes, e também do Ministério Público, e uma gestão que conseguiu fazer emergir do caos um fragilizado sistema penitenciário, transformado em escritório ostensivo do audacioso crime organizado – câncer conhecido pela sigla PCC -, agiu depressa.

Chamou a responsabilidade para si, cobrou presença forte dos comandantes em todos os níveis – principalmente capitães à frente de companhias e tenentes-coronéis, nos batalhões – e chegará gradativamente aos coronéis, responsáveis pelos grandes comandos, como os de área.

Exatamente aqui entra a sociologia da PM. Os atuais responsáveis pela segurança pública de São Paulo optaram pelo que entenderam ser prática de "oxigenação" e "arejamento". A partir do comandante-geral, assumiram os principais postos de comando os oficiais menos antigos, como se fala no jargão dos quartéis, em lugar dos mais antigos. É a "cangalha", outra expressão militar para definir tais situações. Secretário e comandante-geral sabem que não bastam reuniões. É preciso chegar à ponta da linha: há comandantes distantes, ausentes, presos a expedientes burocráticos, enraivecidos por terem sido alijados da maior esfera de poder.

Alguns preferiram a reserva. Outros se comportam como lordes e consideram a função de policiamento como algo de menor importância – sinistro equívoco profissional. Setores que deixam de ser tropa para se converter em bando são um perigo para a sociedade. Aí tem que aparecer a essência do comando, enfrentando o pecado da omissão, ameaça para todos. Afinal, são 25 milhões de intervenções a cada ano, segundo o comandante-geral, Álvaro Batista Camilo, empenhado num critério humanístico de abordagens policiais.

Essa é a sociologia da PM, esculpida em corações e mentes. Não se pode admitir medo da polícia, é erro a ser reparado. O caso dos motoboys não é apenas emblemático. É um diagnóstico que revela PMs com perfis diferentes nas áreas nobres, mas que em pontos afastados da cidade, onde a presença do Estado é mais rara, tornam pior ainda a sofrida vida dos mal-aventurados.

* Percival de Souza é jornalista, escritor, criminólogo e comentarista da Rede Record de televisão

Fonte: Estadão

 

+ sobre o tema

Campanha mundial denuncia trabalho escravo no Brasil

Uma campanha mundial para denunciar a continuidade da escravidão...

‘A situação está muito difícil’, diz fundador do AfroReggae

  RIO - Reconhecido pelo papel de mediador...

para lembrar

O Estado Terrorista

O que legitima e existência de um estado é...

Lutando contra conceitos equivocados e a logística para captar fundos no Brasil

Questões logísticas e a falta de conhecimento entre os...

Site permite convidar um refugiado para passar o Natal na casa de brasileiros

O 'Meu Amigo Refugiado' faz a ponte entre os...

É preciso avançar sobre terras indígenas?

Portaria do Ministério da Justiça que muda o rito...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=