Somos as novas bruxas – e a culpa é da fogueira que nos destrói

Quem pensa que a inquisição terminou na idade média está completamente enganado. O que mudou foi apenas a forma de sermos condenadas. Se antes éramos levadas a ferro e fogo – literalmente – hoje somos julgadas pela família, pelo chefe, pela igreja. Pela sociedade em geral. A culpabilização da mulher se tornou uma das formas de opressão mais comuns. Independentemente do que aconteça, ela sempre levará o descrédito pela situação.

Por , do Lugar de Mulher 

Foi estuprada? Como assim não reagiu? Mas também olha o tamanho da saia, o tamanho da blusa. Sabe como tá a violência hoje? Não deveria tá na rua uma hora dessas. Não deveria ter saído de casa. Não deveria ter conversado com ele. Mulher decente não frequenta aquele lugar. Tava provocando. Deu liberdade pra isso. Você pode fazer o que quiser, desde que assuma as “consequências” dos seus atos…

Engravidou na adolescência? Coitada. Acabou com a vida agora. Vai lavar, passar, cozinhar e cuidar de criança pra sempre. Isso se o cara não largar. Tomara que ele assuma. Vai estragar o corpo. Vai ficar gorda. Vai ficar flácida. Vai encher de celulite. Sem perspectiva de futuro. Logo para de estudar. Logo separa. Não falei? Já quer outro otário pra bancar…

Terminou um namoro de dez anos? Nossa, perdeu tanto tempo pra nada. O outro comeu até enjoar, mastigou e jogou fora. Perdeu o valor. Já foi muito usada. Será que alguém ainda quer? Não é bonita nem tão novinha como antes, vai ter que correr atrás do prejuízo. Já tá ficando mal falada. Homem de respeito não leva regateira a sério. Ela que case com o próximo que aparecer. Na idade dela, tá a um passo de ficar pra tia…

Divorciou? Ela é muito exigente, muito difícil. Nada tá bom. Tem que ter paciência. Tem que ter resiliência, tem que ter renúncia. Casamento é ceder o tempo todo. Tem que perdoar. Tem que relevar. E como vai ficar a cabeça das crianças? Você não tem coração? Sua egoísta. Vai se estrepar. Vai ficar sozinha, ninguém quer criar filho de outro. Quero ver dar conta de tudo sem ele agora…

Optou por não casar novamente? Que horror mulher divorciada. Todo lar precisa de um homem. Toda criança precisa de um pai. Os meninos vão crescer com problema. Não vão comemorar dia dos pais? Você vai ver quando crescer. Vão jogar tudo na sua cara. Não vão obedecê-la. Vai perder os filhos pro mundo. Vão se afundar nas drogas. Não chegarão a lugar algum. Quem você pensa que eles vão ser na vida?

Voltou pra casa da mãe? Que vergonha! Dependente financeira pro resto da vida. Como assim criados pela vó? Menino criado com vó é mimado. Não come verdura, só pão com nutella e danoninho. Vão ficar obesos e sedentários.

Como assim você saiu? Eles ainda são crianças, sua louca. Abandonando a sua responsabilidade de mãe pra cair na farra e bebedeira? Sua promíscua. É por isso que tem essa vida de merda. Por isso que ninguém valoriza. Toda vez que sai dá pra um diferente. E volta só quando amanhece. Que exemplo de mulher é esse?

Foi estuprada?

+ sobre o tema

Distrito Federal tem 42 ocorrências de estupro em janeiro de 2015

Em 2014, foram registrados 777 casos de estupro em...

ONU pede fim da mutilação genital feminina

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o presidente...

Quelly da Silva: O nome da travesti que foi assassinada e teve o coração arrancado

"O assassinato de uma pessoa trans manda um recado:...

para lembrar

Mulheres, negras e perigosas

Alecsandra M. de Oliveira é doutora em Artes Visuais...

DJs indígenas militam em favor de igualdade racial e de gênero

Cris Pantoja e Renata Machado caíram na profissão de...

Mãe sempre sabe?

Mãe sempre sabe?

Nova chamada para publicação de artigos: Mulheres negras e aborto, autonomia e liberdade

SISTERHOOD Nº 01: MULHERES NEGRAS E ABORTO, AUTONOMIA E...
spot_imgspot_img

O mapa da LGBTfobia em São Paulo

970%: este foi o aumento da violência contra pessoas LGBTQIA+ na cidade de São Paulo entre 2015 e 2023, segundo os registros dos serviços de saúde. Trata-se de...

Grupos LGBT do Peru criticam decreto que classifica transexualidade como doença

A comunidade LGBTQIA+ no Peru criticou um decreto do Ministério da Saúde do país sul-americano que qualifica a transexualidade e outras categorias de identidade de gênero...

TSE realiza primeira sessão na história com duas ministras negras

O TSE realizou nesta quinta (9) a primeira sessão de sua história com participação de duas ministras negras e a quarta com mais ministras...
-+=