SOS Racismo satisfeita com condenação de Mário Machado

A associação SOS Racismo congratulou-se hoje com a condenação de Mário Machado por difamação agravada da procuradora Cândida Vilar, considerando o veredicto “um sinal de que os crimes de ódio começam a ser punidos”.

 

 

Mário Machado foi hoje condenado a oito meses de prisão efetiva por difamação agravada da procuradora Cândida Vilar, tendo anunciado que vai recorrer da sentença e assegurado que voltaria a escrever o mesmo texto em que ameaça a magistrada.

Reagindo à agência Lusa, o presidente da SOS Racismo, José Falcão, revelou-se satisfeito com o acórdão, considerando-o “um sinal de que os crimes de ódio começam a ser punidos” em Portugal.

José Falcão lembrou que Mário Machado, dirigente da Frente Nacional e líder do movimento Hammerskins em Portugal, foi condenado por um crime contra a magistrada que coordenou as investigações relacionadas com discriminação racial no qual estava implicado.

A magistrada do Ministério Público Cândida Vilar foi responsável pela condução da investigação do processo de Mário Machado e outros 35 skinheads relacionado com discriminação racial, coação agravada, detenção de arma ilegal, ameaça, dano e ofensa à integridade física qualificada.

Mário Machado, que esteve em prisão preventiva decretada por Cândida Vilar, foi condenado em outubro de 2008 a quatro anos e dez meses de prisão efetiva, pena que ainda não transitou em julgado.

A condenação de hoje, da qual o nacionalista vai recorrer, surge depois de ter escrito um texto, inserido na Internet por Bruno Almeida, o outro arguido, que foi absolvido, em que apelava aos “companheiros nacionalistas” para que “não esquecessem” a procuradora.

O tribunal decidiu absolver, no entanto, Mário Machado dos crimes de ameaça e instigação à prática de crime.

Mário Machado foi condenado por envolvimento no homicídio de Alcino Monteiro, português de origem cabo-verdiana, agredido até à morte por um grupo de skinheads no Bairro Alto, em Lisboa, na noite de 10 de Junho de 1995.

 

Fonte: PÚBLICO

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção da Hebraica do Rio

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção...

Seminário Respostas ao Racismo

 Respostas ao Racismo Produção acadêmica e compromisso político em tempos...

Policial que descobriu ser negro aos 47 anos e sofre comentários racistas de seus colegas

Um sargento da polícia de Hastings (Michigan) pede meio...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=