Sou o resultado da liberdade de imprensa deste país, diz Lula em entrevista a blogueiros

Por: Camila Campanerut

 

Em entrevista inédita com blogueiros na manhã desta quarta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse defender a liberdade de impressa, a regulamentação dos veículos de comunicação e prometeu ser “blogueiro e Twitteiro” depois que deixar ao terminar seu segundo mandato. Lula também não poupou críticas ao que chamou de “mídia antiga” (jornais e revistas tradicionais).

“Com todos os defeitos, eu sou o resultado da liberdade de imprensa deste país. Quem tem que julgá-los [se referindo à mídia antiga] não sou eu, que vou ficar xingando. Eles pensam que o povo é massa de manobra como era no passado, eles se enganam. O povo está mais inteligente, mais sabido”, disse.

“Eu parei de ler revista, eu parei de ler jornal. O fato de não ler eu não fico nervoso, mas pode ficar certo que trabalho com muita informação, mas não preciso ler o que eles escrevem”, afirmou.

Já com relação à internet, o presidente fez elogios pela rapidez e disse que em tempo real é possível desmentir histórias e abrigar opiniões distintas.

Lula também afirmou ser favorável ao controle do capital estrangeiro na gestão dos veículos de comunicação e argumentou que financiar a imprensa não é o mesmo que permitir investimento externo em bancos.

Na conversa, o presidente elogiou o trabalho do ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, por ter iniciado o debate e o projeto de regulamentação da comunicação no país, que deverá se entregue à presidente eleita Dilma Rousseff.

Questionado sobre o avanço das políticas públicas no setor, ele afirmou que dependem de correlações de forças políticas. “Os avanços dos meios de comunicação e da imprensa depende da correlação de forças que você tem estabelecida na sociedade, dentro do Congresso Nacional”, disse.

A dinâmica do encontro inédito com o presidente pôde ser acompanhada, ao vivo no Blog do Planalto blog.planalto.gov.br. E também foi criada uma página especial (http://entrevista.blog.planalto.gov.br/) para apresentar o conteúdo da conversa com Lula. Além disso, pelo twitter, utilizando a hashtag #lulablogs, foi possível acompanhar o bate-papo pelo perfil no twitter, @blogplanalto.

 

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

“Não vou tolerar divisões”, diz Obama após afastar general que o criticou

Após aceitar a renúncia do general Stanley McChrystal do...

Primeiro encontro de Serra, Dilma e Marina como pré-candidatos será nesta quinta

Por: GABRIELA GUERREIRO José Serra (PSDB), Dilma Rousseff...

Por que pobre vota em rico?

Para ela, só existe uma explicação para esse fenômeno...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=