Starbucks fecha 8 mil lojas nos EUA para treinamento contra racismo nesta terça-feira

A Starbucks vai fechar 8 mil lojas próprias na tarde desta terça-feira (29) para treinar cerca de 175 mil funcionários sobre como evitar a discriminação racial.

no G1

O treinamento ocorre depois que a prisão de dois homens negros no dia 12 de abril em um de seus cafés na Filadélfia despertou acusacões de discriminação racial contra a empresa.

A prisão dos dois rapazes, que esperavam um amigo, foi filmada e gerou condenação generalizada à empresa nas redes sociais, protestos em frente à unidade e convocação de boicote à rede.

“Embora não se limite à Starbucks, estamos comprometidos em sermos parte da solução”, declarou o presidente da empresa, Kevin Johnson, na ocasião.

Rashon Nelson (à esquerda) e Donte Robinson (à direita), ambos de 23 anos, posando depois de entrevista sobre o caso de racismo em loja de Starbucks na Filadélfia (Foto: Foto: Jacqueline Larma/AP/Arquivo )

Consequências

Rashon Nelson e Donte Robinson fecharam com a Starbucks e a cidade da Filadelfia um acordo simbólico no qual receberam uma indenização de US$ 1 e a promessa da prefeitura de financiar com US$ 200 mil um programa para estudantes de escolas públicas que desejem se tornar empresários.

Além do treinamento aos funcionários, a Starbucks também passou a abrir os banheiros das lojas nos Estados Unidos. A empresa permitirá que mesmo pessoas que não consumam nada no local usem o banheiro.

“Não queremos nos tornar um banheiro público, mas tomaremos a decisão correta e daremos a chave para as pessoas”, disse nesta quinta-feira o diretor-executivo da Starbucks, Howard Schultz, em um debate no centro de análises Atlantic Council de Washington DC.

Todos são bem-vindos ao Starbucks. Não queremos que ninguém no Starbucks se sinta como se não pudesse ir ao banheiro porque não merece”.

+ sobre o tema

Tímida, decisão do STF não enfrenta punitivismo racista

Todas as vitórias são agridoces, e esta não é...

Mãe diz que filha de 12 anos foi agredida no DF por ser negra

Quatro meninas, duas delas encapuzadas, são apontadas por agressão.GDF...

Aumento do encarceramento feminino revela racismo estrutural nas prisões

Livro "O Que é Encarceramento em Massa" discute tema...

para lembrar

Facebook tira do ar comunidade racista após denúncias

Depois que vários usuários postarem no próprio Facebook denúncias...

Escolas ainda confundem racismo com bullying

– Levanta a mão quem aqui já sofreu racismo. –...

Reflexões sobre o racismo e sua influência nas políticas públicas

Este trabalho tem como tema principal, a discussão sobre...

Jornalista negra posta foto nas redes sociais e sofre enxurrada de ataques racistas

Em apoio à jornalista Cristiane Damacena, vários internautas também...
spot_imgspot_img

‘Piada’ de ministro do STJ prova como racismo está enraizado no Judiciário

Ontem, o ministro do STJ João Otávio de Noronha, em tom de "piada", proferiu uma fala preconceituosa sobre baianos durante uma sessão de julgamento. A suposta...

Identitarismo, feminismos negros e política global

Já faz algum tempo que o identitarismo não sabe o que é baixa temporada; sempre que cutucado, mostra fôlego para elevar o debate aos trending topics da política...

Gilberto Gil, o filho do tempo

Michel Nascimento, meu amigo-irmão que esteve em Salvador neste ano pela milésima vez, na véspera da minha viagem, me disse que uma das coisas...
-+=