Steven Tyler, vocalista do Aerosmith, inaugura abrigo para meninas vítimas de abuso

“Isso é bom para meu coração e alma”, disse Steven Tyler a um noticiário local. “Isso é real.”

Por Gabriel Pietro, do Razões para acreditar

Reprodução/Divulgação

O cantor e compositor Steven Tyler, vocalista do Aerosmith, doou US$ 500 mil (R$ 2,1 milhões) de sua instituição de caridade para a construção de um abrigo para meninas vítimas de abuso.

Graças à doação da Janie’s Fund, a organização não-governamental Youth Villages comprou e reformou completamente uma casa em Bartlett, um subúrbio de Memphis (EUA), que agora está em pleno funcionamento.

O espaço oferecerá ajuda a mulheres e crianças para lidarem com problemas mentais, comportamentais e emocionais decorrentes de abusos e traumas vividos no passado.

Reprodução/Divulgação

O nome da fundação de Steven Tyler é uma referência a um grande hit do Aerosmith, ‘Janie’s Got A Gun’ (1989), que fala sobre uma garota que faz uso de substâncias químicas para lidar com os abusos sofridos pelo pai.

Antes de fazer a doação, o vocalista passou um tempo em um centro de tratamento e viu de perto que tipo de efeitos o abuso emocional e físico pode ter sobre os jovens. Foi isso que o inspirou a abrir o centro.

A ONG Child Welfare alerta que o abuso e a negligência de crianças e adolescentes podem ter consequências devastadoras a longo prazo.

Reprodução/Divulgação

Qualquer forma de abuso é um forte catalisador de baixa autoestima, depressão, ansiedade e crise do pânico. Uma estatística assustadora levantada pela Child Welfare afirma que 1 em cada 4 meninas será abusada física ou mentalmente antes de completar 18 anos nos EUA.

A Janie’s Fund foi criada justamente para ajudar na conscientização deste problema crônico e fornecer apoio financeiro à causa, “garantindo que as meninas recebam toda a ajuda necessária para superar o trauma e a dor que carregam por causa de qualquer forma de abuso”, diz o site da fundação.

O abrigo, batizado como ‘A Casa de Janie’, é capaz de acolher até 14 meninas por vez. Ao serem recebidas, elas têm acesso à terapia e ajuda profissional de psicólogos e advogados para seguirem em frente.

O abrigo é o segundo local que Steven Tyler abriu desde que a sua fundação foi criada, em 2015. O primeiro foi inaugurado em 2017, em Atlanta, na Geórgia, também nos EUA.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

+ sobre o tema

A minha banda favorita

Eu achava que a vida de colunista do caderno...

É oficial: Angela Davis vem ao Brasil em outubro!

A filósofa e ativista estadunidense virá em outubro a...

Cidinha da Silva e Cecília Floresta discutem Audre Lorde no Clube Lesbos, dia 29/06.

O Clube Lesbos nasceu para discutir livros/filmes com personagens...

“Deixar pra lá” é um privilégio

É inegável que as declarações machistas do publicitário Washington...

para lembrar

Número de nascimentos diminui em São Paulo. Idade das mães aumenta

Nas duas últimas décadas, o número de nascimentos em...

Feministas se elegem vereadoras em busca de representatividade para mulheres

Em 2016, um grupo de vereadoras se elegeu prometendo...

Casal gay de 60 e 62 anos é espancado na Tijuca, Zona Norte do Rio

O engenheiro civil Flavio Micellis, 60 anos, deu entrada...

Nosso Amor Existe: Documentário apresenta histórias de casais homoafetivos

Documentário lançado no dia dos namorados apresenta histórias de...
spot_imgspot_img

Prêmio Faz Diferença 2024: os finalistas na categoria Diversidade

Liderança feminina, Ana Fontes é a Chair do W20 Brasil, grupo oficial de engajamento do G20 em favor das mulheres. Desde 2017, quando a Austrália sediou...

Dona Ivone Lara, senhora da canção, é celebrada na passagem dos seus 104 anos

No próximo dia 13 comemora-se o Dia Nacional da Mulher Sambista, data consagrada ao nascimento da assistente social, cantora e compositora Yvonne Lara da Costa, nome...

Mulheres recebem 20% a menos que homens no Brasil

As mulheres brasileiras receberam salários, em média, 20,9% menores do que os homens em 2024 em mais de 53 mil estabelecimentos pesquisados com 100...
-+=