STF realiza julgamento sobre o ensino religioso em escolas públicas

LAICIDADE E EDUCAÇÃO PÚBLICA:

STF realiza julgamento sobre o ensino religioso em escolas públicas. Entidades defendem o estabelecimento de limites negativos ao ensino religioso nas escolas públicas.

Enviado para o Portal Geledés 

Está previsto para ter início nesta semana, o julgamento no Supremo Tribunal Federal da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4439, que aborda o ensino religioso em escolas públicas. A ADI busca enfrentar um dos principais entraves à laicidade e ao pleno exercício das liberdades que decorrem da presença do ensino religioso confessional nas escolas públicas brasileiras. O relator da matéria é o Ministro Luiz Roberto Barroso.

Foto: iStockphoto.com

Proposta em 2010 pela Procuradoria-Geral da República (PGR), a ADI 4439 questiona o acordo firmado entre o Estado brasileiro e a Santa Sé, aprovado pelo Congresso Nacional em 2010, que prevê o “ensino católico e de outras confissões” na rede pública de ensino do país (artigo 11, §1o, do Decreto n. 7.107). Pede ainda que o STF interprete o artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que determina que o ensino religioso “é parte integrante da formação básica do cidadão”, no sentido de proibir o ensino confessional, interconfessional ou ecumênico, bem como a admissão de professores na qualidade de representantes de confissões religiosas.

 

O Ensino Religioso na Constituição

 

Fruto de pressão de organizações religiosas no processo Constituinte, o ensino religioso esta previsto no parágrafo 1º do artigo 210 da Constituição brasileira. Na época, a posição religiosa teve como adversário o Fórum em Defesa da Escola Pública, articulação de entidades de educação que defendia uma educação pública integralmente laica, em sintonia com o principio constitucional da laicidade.

 

Responsável por um Amicus Curiae à ADI 4439, um grupo de entidades e pesquisadores das áreas de educação, direitos humanos e feministas, intitulado Educação Pública e Laicidade, protocolou um memorial no STF com a síntese de sua posição expressada no Amicus. No Memorial, o Grupo destaca a importância da iniciativa da Procuradoria Geral da República como uma oportunidade sem precedentes para a afirmação e proteção às liberdades religiosas e às liberdades de pensamento e de crença no sistema educacional público. Liberdades que são pressupostos para o exercício de todos os demais direitos fundamentais e que estão na base do Estado democrático e republicano.

 

“O acordo entre o Brasil e a Santa Sé somado à recente ascensão do conservadorismo religioso e de suas expressões políticas nos poderes do Estado, tendo como expoentes iniciativas que visam proibir o tratamento de temáticas relacionadas a gênero, à raça e à sexualidade nas escolas públicas, não deixam dúvida sobre a grande relevância do pronunciamento que se espera do STF”, afirma Salomão Ximenes, professor da Universidade Federal do ABC.  

 

Limites Negativos e Financiamento Público

 

Concretamente, o grupo defende que o STF estabeleça limites constitucionais negativos ao ensino religioso nas escolas públicas, entre eles, que garanta a facultatividade do ensino religioso, proibindo a matricula automática de estudantes, imposta em redes de ensino, passando a ser obrigatório que se requeira dos familiares ou responsáveis que manifestem expressamente a intenção de matrícula; que não se admita que os professores de ensino religioso sejam representantes de religiões, como propõe a PGR, e nem se admita que seja exigida habilitação específica em ciências da religião ou ensino religioso; que o ensino religioso não seja contabilizado na carga-horária mínima nacional e na carga-horária obrigatória e nem abordado transversalmente nas disciplinas escolares.

 

Nas proposições do Grupo, também consta que o STF demande do Conselho Nacional de Educação uma normativa que preveja de forma detalhada limites negativos à relação religião e educação pública, entre eles, a proibição de orações religiosas como parte da rotina escolar das escolas públicas. Essa proposta é originária das recomendações da Relatoria Nacional pelo Direito Humano à Educação da Plataforma DHESCA, como resultado do uma investigação sobre a Intolerância Religiosa nas Escolas Públicas, e deliberada pela II Conferência Nacional de Educação (CONAE), em novembro de 2014.

O Grupo também defende que o STF vede o uso de recursos públicos para o ensino religioso no país e propõe ao Tribunal uma interpretação contemporânea e ousada da intenção do legislador constituinte quando este previu o ensino religioso na Constituição.

 

“Se a justificativa do Constituinte era a importância do ensino religioso para a promoção de valores como respeito, tolerância e solidariedade, atualmente o Brasil conta com uma normativa de educação em direitos humanos que prevê a formação para tais valores, na perspectiva cidadã e laica, como é o caso das Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos de 2012”, destaca Denise Carreira, coordenadora executiva da Ação Educativa e Relatora Nacional de Direitos Humanos da Plataforma DHESCA Brasil. E ainda complementa: “Muito pelo contrário, os estudos revelam que o ensino religioso – mesmo em suas versões interconfessional e não confessional – têm sido sequestrado por determinados grupos religiosos que têm projeto político e disputam o Estado, recursos públicos e adeptos, contribuindo para aumentar ainda mais a intolerância, os preconceitos e as discriminações nas escolas públicas”, afirma Denise Carreira.

 

Entidades: Ação Educativa; Campanha Nacional pelo Direito à Educação; CFEMEA – Centro Feminista de Estudos e Assessoria; CLADEM- Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher; Conectas Direitos Humanos; ECOS Comunicação em Sexualidade; Geledés – Instituto da Mulher Negra; OLÉ – Observatório da Laicidade na Educação; Plataforma Brasileira de Direitos Humanos (DhESCA Brasil)

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

MEC cria ‘Enem’ para professores

Primeira prova deverá ser realizada em 2011. Participação de...

Núcleo da UNEB oferece curso sobre história e culturas africanas e afro-brasileira

O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em...

Estudantes negros são menos de 10% nas universidades federais

Em 2003, pesquisa mostrava que taxa não chegava a...

para lembrar

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...

ENEM: OAB orienta candidatos do Enem a procurar MP e não descarta pedir anulação

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio...

Faltam professores qualificados no ensino médio

Por: Cinthia Rodrigues Docentes desta etapa lidam com várias...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=