Sto.André empossa sua primeira vereadora negra

Por: Mark Ribeiro

A Câmara de Santo André registrou ontem um momento histórico: a posse da primeira vereadora negra na Casa, instalada há 118 anos. A desbravadora é Silvana Silva (PT), que assume a cadeira deixada pelo líder do partido, José Montoro Filho, o Montorinho. Operado em virtude de uma hérnia umbilical, Montorinho retornará aos trabalhos em 15 dias.

 

“Será uma estadia curta, mas objetiva”, planeja a petista. “Minha presença aqui é passo importante para o desenvolvimento popular”, observa. Nas eleições de 2008, Silvana Silva obteve 2.458 votos, tornando-se a primeira suplente da coligação que uniu PRTB e PT, partido que forma a maior bancada no Legislativo andreense, com seis parlamentares.

 

Herdeiro da liderança da legenda com o afastamento de Montorinho, Cláudio Malatesta exaltou a participação de Silvana (grávida de sete meses) na eleição do sexteto petista. “Estamos aqui porque seus votos fizeram a diferença na formação da bancada”, salientou, ao enumerar as virtudes da colega. “É vencedora por ser mulher, negra e mãe, mas, acima de tudo, por sua persistência e dignidade.”

 

Além de tornar-se a primeira negra da história a ocupar cadeira na Câmara de Santo André, Silvana é agora a única mulher em meio a 20 homens na vereança. No entanto, a atual legislatura já teve outra suplente tomando a frente nos trabalhos da Casa. Em abril Elian Santana (PV) substituiu seu colega de partido Donizeti Pereira, afastado por problemas de saúde.

 

Ao fazer uso da palavra na tribuna, Silvana pediu o apoio dos vereadores para a implantação de projetos que favoreçam os moradores da Vila Luzita, comunidade que, segundo ela, “está carente de ações da Prefeitura”.

 

A declaração irritou Marcelo Chehade (PSDB), ex-líder do governo do prefeito Aidan Ravin (PTB). “A situação atual é fruto de anos de esquecimento do PT com a Vila Luzita”, rebateu o tucano, que em seguida foi vaiado por amigos e parentes de Silvana que presenciavam sua cerimônia de posse.

 

 

Fonte: dgabc

+ sobre o tema

Time põe Barbosa na lista dos 100 mais influentes

  Presidente do Supremo entra na lista na qual, este...

Prêmio homenageará reportagens que alertem sobre discriminação

A cobertura pela imprensa do combate à discriminação...

para lembrar

A partir de amanhã, jovens afrodescendentes se reúnem em Encontro Nacional

No marco do Ano Internacional dos Afrodescendentes, o Movimento...

Projeto cria Dia da Consciência Negra em Antônio Prado

Projeto de Lei que institui o Dia da Consciência...

Posicionamento público da CONEN em defesa da SEPPIR

Impedir qualquer retrocesso, manter e fortalecer a Secretaria de...

Mês da consciência negra começa com palestra sobre empreendedorismo

A CUT-SP deu início nesta sexta, 4, às atividades...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=