Su Tonani nega ter sido amante de José Mayer e se defende de acusações

A figurinista Su Tonani resolveu não prestar queixa por assédio contra José Mayer. Por conta disto, ela sofreu uma série de ataques e cobranças que achou por bem responder nesta sexta-feira (05), no blog feminista da Folha #AgoraÉQueSãoElas. O mesmo blog em que a figurinista fez a denúncia.

Da Revista Fórum 

A figurinista Su Tonani resolveu não prestar queixa por assédio contra José Mayer. Por conta disto, sofreu uma série de ataques e cobranças que achou por bem responder hoje, no blog feminista da Folha #AgoraÉQueSãoElas. O mesmo em que a figurinista fez a denúncia.

No texto, logo de saída ela responde as principais acusações que recebeu: “Não, eu não fui amante de José Mayer. Declaro que não fiz acordo com nenhuma parte envolvida e muito menos recebi algum dinheiro. Não fui demitida da Rede Globo. O meu contrato, como o previsto, se encerrou com o final da novela”.

Antes de reviver a sua história, a jovem destaca que não retirou queixa contra José Mayer “pelo simples fato de que nunca a fiz”.

A partir deste ponto, relembra o calvário e o liga às acusações recentes: “Eu fui vítima de assédio sexual. E agora estou sendo vítima novamente. Das especulações que colocam dúvidas sobre a minha dor. E me fazem revivê-la”.

Ela prossegue: “Em 31 março de 2017, depois de oito meses sendo assediada pelo ator José Mayer, depois de ter levado minha denúncia de assédio às instâncias de poder ao meu alcance e não ter encontrado justiça, depois de ver o medo dos colegas de testemunhar o que viram, sentindo que não tinha mais a quem recorrer, decidi. Sem nenhum outro recurso à minha disposição, optei por tornar pública minha denúncia no blog feminista #AgoraÉQueSãoElas. Um espaço que me acolheria”.

“A clara sensação que tive após a publicação do meu relato, genuinamente acolhido pelas feministas foi: a minha coragem trouxe vida às memórias de abusos enterrados pelas mulheres no fundo do que são. Como já vimos acontecer com o #PrimeiroAssédio. Foi como se meu grito tivesse acordado a dor de outras. Foi como se o meu grito tivesse se tornado o de todas nós. Isso empodera. Mas assusta”.

“O meu objetivo ao expor a minha historia foi sair da invisibilidade, romper o silenciamento imposto, transcender este lugar de vítima que me era insuportável. Sou apenas uma profissional, que cansada de ser desrespeitada, lutou pelo que acredita. Por que incomodou tanto o meu silêncio pós-relato? Talvez porque eu não tenha cumprido o papel da oportunista exibicionista que o patriarcado esperava. Talvez porque não tenha sido a liderança, o exemplo que queriam que eu fosse. Desculpe desapontar estas e estes”.

E então, ela encerra:

“Me orgulho de ter contribuído como pude para isso. E agora quero seguir”, acrescentou.

“Reservo a mim o direito de encerrar esse assunto. Chego ao final da minha jornada. Estou no limite da minha capacidade emocional de seguir na linha de frente dessa luta. Peço que respeitem os meus limites, violados anteriormente, quando tudo isso começou. Outras podem assumir a frente dessa luta. E eu me comprometo a sempre apoiá-las, assim como fui apoiada por tantas”, finalizou.

Relembre o caso

Em março deste ano, a figurinista da Globo Su Tonani, acusou o ator José Mayer de assédio sexual. O caso teve grande repercussão e legou a Globo a afastar Mayer da próxima novela e a um pedido de desculpas público por parte do ator.

*Com informações do blog #AgoraÉQueSãoElas

-+=
Sair da versão mobile