Sujeitos de Direitos em Ação

Nos dias 08 a 11 de maio corrente, a Secretaria de Gestão Estratégia e Participativa-SGEP, do Ministério da Saúde, realizou em Brasília o I Seminário Nacional Diversidade de Sujeitos e Igualdade de Direitos no SUS. Participaram representantes das Populações Negra, LGBT, do Campo, da Floresta e das Águas, Ciganas, em Situação de Rua e de Matriz de Religiões Africanas. Esses sujeitos se reuniram para defender o SUS, e também para dizer qual o SUS que desejam.

O seminário, que tinha por objetivo o diálogo dos movimentos com gestores federal, estaduais e municipais, foi prejudicado pela ausência de muitos gestores (como os de São Paulo, que não compareceram), mas conseguiu o fortalecimento da ação política desses grupos sociais na área da saúde, que defenderam uma política de saúde que respeite os cidadãos na sua diversidade, e que consiga reduzir as iniqüidades nos diferentes contextos.

Foi uma importante iniciativa do Ministério da Saúde, que demonstrou vontade política em dialogar com os movimentos sociais, e deve-se destacar que este ministério é o primeiro à chamar para o diálogo o Movimento Nacional de População de Rua ao diálogo, um dos movimentos mais invisibilizados na agenda nacional. Outro destaque deve ser dado a participação da Rede Nacional de Religiões Afro Brasileira e Saúde, uma articulação que defende o reconhecimento e o respeito à tradição religiosa afro-brasileira, que monitora e faz intervenção nas políticas públicas de saúde, estimula práticas de promoção da saúde, e que legitima as lideranças de terreiros enquanto detentores/as de saberes e de poderes para exigir do poder público um atendimento de qualidade em saúde.

Durante o seminário foram feitas várias manifestações pela regulamentação da emenda constitucional 29, que garante o financiamento da saúde, e também de combate ao processo de privatização do setor de saúde, que se manifesta na proposta do Ministério da Saúde de que a gestão do sistema de saúde seja realizado por fundações estatais de direito privado.

O Movimento Negro defendeu como principal bandeira a publicação em Diário Oficial da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, criada em 2003 e até hoje não publicada, o que dificulta sua efetivação como política pública na área da saúde em muitos municípios.

O encontro produziu a Carta de Brasília, que defende a relevância da diversidade étnico-racial, cultural, territorial, religiosa, orientação sexual, identidade de gênero, idade, e os modos de produção de vida e trabalho, e a necessidade de uma política de saúde que atendam à essas especificidades. Reitera a defesa intransigente do SUS, dos princípios da universalidade, da integralidade e da equidade na saúde, e reafirma o SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade.

O documento apresenta oito reivindicações, e tem como prioridade a aprovação, publicação e implementação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações Negra, LGBT, do Campo, da Floresta e das Águas, em Situação da Rua, Povos e Comunidades Tradicionais.

Leia material completo “A carta de Brasília” em anexo PDF

{rsfiles path=”sus-carta-de-brasilia.pdf” template=”default”}

+ sobre o tema

Pra cima com o esforço, moçada

Não sei em qual momento a ideia do esforço...

Proposta sobre ‘cura gay’ é aprovada em comissão presidida por Feliciano

Sob o comando do deputado federal Marco Feliciano...

SPM prorroga, até 30/8, inscrições para o Pró-Equidade de Gênero e Raça

Empresas e instituições privadas e públicas que promovem...

O Movimento Negro e o Pacto Nacional – por Sérgio São Bernardo

A presidenta Dilma anunciou medidas de peso em...

para lembrar

Documento final da CSW leva parecer de organizações negras do Brasil

Em parceria estabelecida entre Geledés - Instituto da Mulher...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Governo prevê mais de R$ 665 milhões em ações para jovens negros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta quinta-feira (21), o Plano Juventude Negra Viva que prevê investimento de mais de R$ 665...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...

Documento final da CSW leva parecer de organizações negras do Brasil

Em parceria estabelecida entre Geledés - Instituto da Mulher Negra e as organizações-não-governamentais Casa Sueli Carneiro e Criola, foi-se possível alcançar um importante resultado...
-+=