Sul-africanos por todo o país dedicaram as orações do domingo de Páscoa a Nelson Mandela, que continua hospitalizado a recuperar de uma infeção pulmonar.
As últimas informações sobre o estado de saúde do ex-presidente de 94 anos eram positivas, com as autoridades a indicarem que o Nobel da Paz já “consegue respirar sem dificuldades”, embora não fosse avançado qualquer prognóstico quanto a uma eventual saída do hospital.
Os problemas respiratórios de Mandela remontam à época em que contraiu tuberculose, quando estava detido sob o regime do Apartheid.
O herói da luta contra a segregação racial esteve este domingo na mente da maioria dos sul-africanos. Em Soweto, nos arredores de Joanesburgo, o padre Sebastian Roussouw explica que Mandela esteve no centro das orações.
Com uma saúde cada vez mais frágil, o primeiro presidente negro da África do Sul não aparece em público desde a final do Campeonato do Mundo de Futebol, em 2010.