Suprema Corte rejeita primeiro recurso contra reforma da saúde de Obama

A Suprema Corte dos Estados Unidos se recusou nesta segunda-feira (8/11) a examinar o primeiro recurso apresentado contra a reforma do seguro saúde do presidente americano Barack Obama, que ainda não percorreu todas as etapas judiciárias.

O pedido feito por um ex-parlamentar da Califórnia (oeste) Steve Baldwin e uma organização de defesa dos direitos Pacific Justice Institute foi rejeitado sem nenhum comentário.

Os queixosos pediam a mais alta jurisdição dos Estados Unidos um pronunciamento sobre o poder constitucional do Congresso de obrigar cada americano a ter um seguro saúde até 2014.

Rejeitado em primeira instância, o pedido está atualmente no Tribunal Federal de Apelação.

Mesmo que todos os observadores estejam de acordo que a reforma deva ser definida pela Suprema Corte, é raro que a instituição examine assuntos que não tenham percorrido todas as etapas.

A juíza Elena Kagan, nomeada por Barack Obama para a Corte, participou do voto contra o pedido, colocando um ponto final no suspense sobre seu posicionamento nesta questão delicada. Antigo membro da administração Obama, ela se recusava a tomar partido em decisões envolvendo a reforma da saúde.

Fonte: Correio Braziliense

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...