Survival ONG inglesa elege deputado Luis Carlos Heinze o “Racista do Ano”

21/03/14

 

 

A organização de defesa das minorias Survival decidiu eleger “Racista do Ano” ao deputado brasileiro do Partido Progressista Luis Carlos Heinze, por seus comentários sobre os indígenas, homossexuais e negros em seu país.

Segundo informou a própria organização, a nomeação de “Racista do Ano” coincide com o Dia Internacional para a eliminação da discriminação racial, realizado amanhã.

Survival destacou os “comentários ofensivos” do político brasileiro perante alguns coletivos minoritários do Brasil.

racism-award-14-heinze-ls article column

“No mesmo governo, seu Gilberto Carvalho, também ministro da presidenta Dilma, estão aninhados quilombolas, índios, gays, lésbicas, tudo que não presta, e eles têm a direção e o comando do governo”, disse Heinze em uma audiência pública realizada no município de Vicente Dutra (RS) em novembro de 2013.

A Associação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) escreveu uma carta ao ministro da Justiça para denunciar uma campanha de “discriminação, racismo e extermínio dos povos indígenas”.

Luis Carlos Heinze, engenheiro agrônomo e agricultor de 63 anos, é membro da Igreja Evangélica Luterana e até janeiro de 2014 foi deputado federal pelo Rio Grande do Sul, de mais de 11 milhões de habitantes.

Em edições passadas, Survival elegeu “Racistas do ano” o jornal peruano “Correio” por chamar de “selvagens” e “primitivos” os indígenas e o jornal paraguaio “La Nación” por comparar os índios paraguaios com o câncer.

 

YouTube video

 

The dark side of Brazil: Congressman receives Survival’s ‘Racist of the year’ award

 

Fonte: Terra

 

Compartilhar