Suspeitos de ofensas racistas contra casal de Muriaé já têm passagens pela polícia

O delegado responsável pelo caso já identificou 50 perfis que cometeram o crime. Dentre elas, algumas pessoas, moradores de São Paulo, já foram presas anteriormente

 

João Henrique do Vale

O delegado Eduardo Freitas da Silva, responsável pelo inquérito que investiga o caso da jovem negra Maria das Dores Martins, de 20 anos, que foi vítima de comentários racistas depois de postar uma foto no Facebook ao lado do namorado branco, vai a Belo Horizonte na próxima semana para trocar informações com agentes da Delegacia Especializada de Investigações de Crimes Cibernéticos. Aproximadamente 50 pessoas, com idades entre 15 e 20 anos, já foram identificadas como os autores da ofensa. Entre os internautas, há pessoas com passagens policiais.

Os primeiros levantamentos da delegacia de Muriaé já foram feitos para identificar os perfis. “Notamos que são pessoas jovens e que algumas já até cometeram outros ataques com o mesmo teor. Agora, vamos para BH tentar confirmar se o perfil se trata realmente da pessoa”, explicou o delegado Eduardo Silva.

A maioria dos internautas investigados são de São Paulo, apenas três seriam moradores de Minas. Em conversa com agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), o delegado conseguiu confirmar que alguns envolvidos nas ofensas racistas, já foram presas anteriormente. “O Deic confirmou que algumas pessoas já foram identificadas por outros crimes. Não são muitos e não posso revelar por quais crimes foram detidos”, comentou Silva.

Ainda não há confirmação por qual crimes e quantas pessoas serão indiciadas. “Elas podem responder por formação de quadrilha, injúria racial, ou até mesmo o preconceito racial. Ainda vamos apurar a situação de cada pessoa”, disse o delegado que deve pedir a prisão temporária dos envolvidos ao fim das investigações.

Relembre o caso

O crime aconteceu em agosto. Logo depois da jovem postar a imagem nas redes sociais, começou a receber ofensas. Uma das mensagens questiona onde o adolescente teria “comprado a escrava”. Outra pergunta se ele é o dono da jovem. Há ainda um homem que diz parecer que os dois estão na senzala. A foto foi publicada em outro perfil, “Pretinho do poder”, no qual várias pessoas criticaram a discriminação.

Ao Estado de Minas, o casal mostrou que as ofensas não vão atrapalhar em nada o relacionamento. A jovem contou que foi a primeira vez que foi vítima de racismo, mas que não vai se abater por causa disso.

 

 

 

Fonte: Em

 

 

+ sobre o tema

O desvio da injúria racial como suporte à intolerância no Brasil

Três Copas mundiais de futebol. Por Vera Lúcia Santana Araújo, da...

Professor da Fiocruz, Paulo Bruno, é solto com outros 19 presos políticos

  O professor e pesquisador Paulo Roberto de...

‘Lugar de Negro’ mudou toda a maneira como se estuda racismo no Brasil

Depois de quatro décadas de sua primeira publicação, o...

Racismo no aeroporto de Aracaju: Pesquisa de internautas revela fato mais marcante em Sergipe

Racismo no aeroporto de Aracaju: Pesquisa de internautas revela...

para lembrar

Migrações negras no pós-abolição do sudeste cafeeiro (1888-1940)

O presente artigo tem por objetivo analisar o processo...

Um crítico no front

Tão logo meu exemplar de “Estética e raça: ensaios...

Benedita da Silva denuncia racismo de deputado do PSL

A deputada federal Benedita da Silva denuncia racismo de...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=