Tadição Religiosa e o Dia Nacional da Consciência Negra

Fonte: Jornal da Manhã –

por: Gilberto Caixeta

Olorum encarregou Oxalá de fazer o mundo e modelar o ser humano. Ele tentou usando o ar, o fogo, a água, o azeite e não deu certo. Foi então que apareceu Nanã; retirou uma poção de lama do fundo da lagoa e a deu a Oxalá, que criou o homem do barro e, pelo sopro, Olorum o fez caminhar. Nanã, no entanto, só emprestou o barro, e quando ela o pede de volta, o homem morre.

 

O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, é alusivo ao líder quilombola Zumbi. Pouco se sabe sobre ele, exceto que havia escravos refugiados em Palmares. Todavia, essa data é uma reconquista do movimento negro organizado. Os mitos, contos, o saber africano, são mais interessantes porque nos ensinam a ser jardineiros de nós, arrancando as ervas que nos danificam e obstam a paz.

 

Quando Oraniã nasceu, diz a lenda africana, esse menino tinha um lado do corpo com pele negra, como a de Ogum, e o outro lado com pele branca, como Odudua, e virou um grande guerreiro, fundando o reino de Oió. Imagino que, nesse reino, negros e brancos convivem sem raças, sem imaginários de que ser negro significa ser umbandista, candoblecistas. Podem ser, mas, podem ser islâmicos, espíritas, católicos, evangélicos, cultivando a tolerância religiosa entre os seus fieis, sem menosprezar sarcasticamente uns aos outros.

 

Dizem que Xangô tratava os adversários com lealdade e respeito. Os guerreiros de Xangô quando eram capturados pelos inimigos, sofriam demais e isso o enfurecia. Até que um dia, Xangô subiu no alto de uma pedreira e bateu nas pedras com o seu machado duplo, com o oxé, arrancando faíscas, que se transformavam em línguas de fogo e devoravam os seus inimigos. Xangô ganhou a guerra e não maltratou os adversários.

 

Os inimigos que nos maltratam hoje são os índices sociais, é o fosso da desigualdade, é a herança perversa da escravidão que fere o tecido social brasileiro, composto por etnias negras, brancas, pardas. São as drogas que penalizam famílias, a prostituição infantil que ceifa a adolescência, são as filas de transplante que adiam o viver…

 

É preciso curar as feridas, como Ogum e Iansã curaram as de Omulum. Ele morava na floresta com o seu cachorro, alimentava-se dos frutos e das plantas que existiam na mata. Os mosquitos e os espinhos machucavam o seu corpo e só o seu cachorro lambia as suas feridas para curá-las. Até que um dia, ele ouviu uma voz que o mandava ir para a cidade curar o povo. Ao olhar para o seu corpo, viu que as suas feridas estavam todas secas. Omulum, com a sua vassoura mágica, limpava as casas curando os doentes, até mesmo aqueles que o maltratavam. Depois da cura, houve uma grande festa. Omulum não queria participar. Tinha vergonha de sua aparência, cheia de feridas. Ogum, ao perceber a sua angústia, cobriu-o com uma roupa de palha que ocultava a sua cabeça. Quando todos estavam dançando, Iansã soprou as roupas de Omulum, levantando as palhas que cobriam suas feridas. Mas nesse momento as feridas pularam para o alto, transformando-se em chuva de pipocas, que se espalharam brancas pelo barracão. Assim como a paz deve se espalhar entre nós.

veja mais sobre o assunto em Candomblé Ketu


Matéria original

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

PSDB e PMDB perdem prefeituras; PT, PSD e PSB ganham peso

O PSDB saiu menor das urnas, em comparação...

Por conta de impasse, entre o MEC e Secretária da Educação, aluno pode perder vaga na universidade

      Um impasse entre o Ministério da Educação (MEC) e...

Jessé Souza: Escravidão é o que define sociedade brasileira

Reescrever a história dominante de que a corrupção é...

Haddad tem 49%, e Serra, 33%, diz Ibope

O Ibope divulgou, nesta quarta-feira (17), a segunda pesquisa de intenção...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=