Tairone da Silva: Testemunha conta detalhes sobre a morte do boxeador

 

Desespero, choro e revolta. Essas são algumas palavras que podem expressar o sentimento de amigos e familiares de Tairone da Silva, 17 anos.

O boxeador, promessa do esporte e considerado ídolo de Osório, no Litoral Norte, foi morto na tarde de sexta, a uma quadra de casa, no Bairro Mariluz. O autor confesso dos tiros que mataram o jovem atleta é PM.

– O que aconteceu ainda é mistério

Por volta das 13h, Tairone voltava da casa de um amigo. Seguia pela Rua Farrapos, onde mora, quando encontrou o PM Alexandre Camargo Abe, 29 anos, que estava à paisana.

O que aconteceu até testemunhas ouvirem três disparos ainda é um mistério. O que a polícia sabe é que quando o terceiro tiro foi dado, Tairone já estava no chão.

– Eu estava com a mãe dele (Tairone) no telefone quando ouvi os tiros. Eu disse, Cláudia, deu dois tiros, e o Tairone tava passando. Eu saí pra rua e vi o PM em cima do guri, com a arma na mão – conta Maria de Fátima Salazar, 50 anos.

Minutos depois, a mãe de Tairone, Cláudia da Silva, 43 anos, chegava ao local do crime:

– Ele pegou meu filho no colo, colocou no carro e levou a gente para o hospital.

– PM diz que foi ofendido

Segundo Alexandre, Tairone o teria ofendido. O brigadiano contou que foi tirar satisfações e, após uma discussão, os dois teriam entrado em luta corporal e brigado pela pistola do policial. Para se defender, o PM atirou.

Conforme o delegado Celso Ferri, Alexandre está no quartel à disposição da Justiça.

Tairone foi velado na Câmara de Vereadores e será homenageado na tarde de sábado durante a inauguração de uma academia a céu aberto.

– Ídolo da garotada

Membro das seleções brasileiras juvenil e adulta e atual campeão nacional de peso médio, Tairone era ídolo em Osório. O jeito de bom moço transformou o jovem em garoto-propaganda do boxe na sua cidade. Ao empilhar medalhas e cinturões, se tornou admirado pela garotada, levando muitos a se inscreverem para as aulas do seu treinador Anildo Pereira, dentro do mesmo projeto social que apresentou Tairone ao pugilismo.

Ao se tornar campeão brasileiro na categoria 75kg até 16 anos, o então bicampeão gaúcho garantiu vagas nas seleções. E, em sua primeira competição pela equipe adulta, no Chile, conquistou o campeonato de Boxeo Verano 2011, com um nocaute aos 13 segundos de luta. Para os especialistas, os disparos interromperam uma carreira promissora.

– Agressão na quinta

Na Rua Farrapos, moradores tentaram colocar fogo na casa do PM. Os vizinhos e familiares contaram que na quinta-feira, por volta do meio dia, o soldado teria ameaçado Tairone, colocando a pistola .40 na boca do atleta.

– O Tairone chegou em casa chorando – desabafa a mãe, que não registrou o caso a pedido do filho.

O boato de que o autor dos disparos seria um outro rapaz, residente no Centro, se espalhou pela cidade. Conforme o delegado Celso Ferri, o rapaz registrou ocorrência de que foi pego em casa por PMs e espancado. O caso também será apurado.

Fonte: DIÁRIO GAÚCHO

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Após sofrer racismo na escola, Kheris Rogers de 10 anos cria linha de roupas empoderadora

Você precisa conhecer Kheris Rogers, uma menina de 10...

A Discriminação de Boris Casoy: Isso é uma vergonha

Neste vídeo o apresentador da Band, Boris Casoy declara...

RACISMO NA ITÁLIA: Mais um capítulo do racismo na Itália

O prefeito de Brescia, Adriano Paroli, do PDL, informou...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=