Taís Araújo sobre mulher pisada por PM: violência e horror se naturalizaram

Enviado por / FonteUOL

Taís Araújo se manifestou hoje sobre a agressão sofrida por uma mulher negra de 51 anos no bairro de Parelheiros, em São Paulo. Segundo a atriz, “tudo de mais violento e horroroso está naturalizado” no Brasil.

As agressões contra a mulher, que não teve a identidade revelada, ocorreram no dia 30 de maio. Além de quase ser asfixiada, ela foi jogada no chão e arrastada, o que lhe causou escoriações no rosto e uma fratura na perna.

Hoje, em entrevista ao programa “Encontro”, da TV Globo, a vítima disse que temeu a morte no momento das agressões e pensou que teria um fim parecido com o do segurança George Floyd, que morreu em maio, nos Estados Unidos.

“Eu continuo me lembrando da primeira imagem, quando ele estava me pisoteando. Ainda não consigo dormir a noite inteira, acordo várias vezes”, contou. “Eu fico pensando porque ele fez aquilo comigo… Eu não era a única pessoa lá”.

No Twitter, Taís fez uma sequência de publicações condenando o caso e chamando a atenção da sociedade para o problema.

Ao ler sobre o caso da mulher em Parelheiros, o que me vem à cabeça é que esse país não tem a menor graça. Ele nos cansa porque tudo nele se naturaliza. O caso dessa mulher é mais um que ocorre todos os dias e deveria nos chocar e gerar comoção. Toda a minha solidariedade a ela.

Precisamos também entender que essa imagem não precisa ser reproduzida toda hora, é uma violência. Uma violência triste e cotidiana. Racismo, pandemia, violência nas ruas, contra mulheres, LGBTQIA+, tudo de mais violento e horroroso está naturalizado nesse país! De quem é a culpa?

A culpa é de todos que constroem esse país mas, principalmente, dos que não escutam uma parcela enorme da população que berra e que morre faz anos. Nada muda.

Gostaria de ser mais esperançosa, mas ainda precisamos evoluir e gritar mais, principalmente com o que acontece aqui, diante de nós. Vamos juntos!

 

Leia Também:

PM pisar no pescoço de mulher negra explicita que somos #AlvosDoGenocídio

+ sobre o tema

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

Selo Sesc lança Relicário: Dona Ivone Lara (ao vivo no Sesc 1999)

No quinto lançamento de Relicário, projeto que resgata áudios...

Em autobiografia, Martinho da Vila relata histórias de vida e de música

"Martinho da Vila" é o título do livro autobiográfico...

para lembrar

Governo lança campanha para reduzir consumo de energia com Taís Araújo

Governo lança campanha com Taís Araújo para reduzir consumo...

Três grandes revistas femininas estão com mulheres negras poderosas em suas capas

Em setembro deste ano, 8 grandes revistas americanas trouxeram...

Capa da Rolling Stone Brasil com Taís Araújo e Lázaro Ramos concorre a prêmio

A edição 113 da revista Rolling Stone Brasil –...

Taís Araújo e Lázaro Ramos estão entre negros mais influentes do mundo

O casal de atores brasileiros Taís Araújo e Lázaro...
spot_imgspot_img

Taís Araújo e Lázaro Ramos participam de evento com Oprah Winfrey: “Vai ser lindo”

Taís Araújo já está a caminho do evento que participará ao lado de Oprah Winfrey. Nesta quarta-feira (10), a atriz surgiu em um carro...

Ao lado de Taís Araújo, Angela Basset visita Ilê Aiyê e dança ao som dos tambores; americana participa de festival em Salvador

A atriz Angela Basset visitou a sede do bloco afro Ilê Aiyê, na tarde desta quinta-feira (2), em Salvador. Na capital baiana, a atriz participa,...

Taís Araujo e Lázaro Ramos recebem Viola Davis em casa: ‘Noite linda’

Dois anos após visitar a casa de Viola Davis em Los Angeles, Taís Araujo retribuiu o favor! A atriz americana está no Brasil para...
-+=