Tatuador e rapper montam biblioteca comunitária na Cachoeirinha

O frentista e rapper Roni Kléber, 35, e o tatuador Edmilson Peixoto de Lima, 32, trabalham na Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte, e decidiram fazer do seu estúdio de tatuagem um espaço de leitura, em uma região com poucos livros em bibliotecas.

A ideia de montar uma biblioteca comunitária começou ano passado, quando tentaram apoio por meio do programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais), da Prefeitura de São Paulo, para criar uma ação semelhante ao Ruas Abertas no bairro, com serviços como cabeleireiro, manicure e emissão de documentos.

No entanto, eles não foram selecionados, mas a desclassificação fez Edmilson focar em uma outra iniciativa. Como a paixão de ambos foi sempre a leitura e viam a falta de bibliotecas na região, decidiram contribuir ao seu modo.

img_0200-750x563
Amigos estão montando acervo (Foto: Kelly Mantovani/Folhapress)

“Acredito que os jovens estão sem base. O próprio sistema faz isso”, afirma Edmilson. Para ele, que cresceu no bairro, os jovens sendo leitores conquistam mais oportunidades, tanto na vida profissional quanto na família. “Se conseguimos educar pessoas, formamos famílias estruturadas”, diz.

O acervo, aos poucos, está ganhando corpo com livros de ciências, história, geografia, religiões a obras infantis, histórias em quadrinhos, entre outros.

Haverá um  catálogo virtual e outro físico, com controle de leitura, mas a devolução dos livros será na base da confiança. “Ninguém vai precisar usar comprovante de residência”, ressalta com relação às pessoas que enfrentam dificuldades de apresentar esse documento por morar em favelas.

A oportunidade será para pesquisas e ajudar quem não tenha internet. “Muitos não têm as mesmas oportunidades. Fazemos a periferia enxergar a periferia”, diz.

Segundo levantamento da Rede Nossa São Paulo, o distrito de Casa Verde/Cachoeirinha tem cerca de um livro infanto-juvenil em bibliotecas para cada dois moradores e cerca de um título adulto para cada dez adultos. A média recomendada pela Unesco é que cada bairro ofereça o equivalente a dois livros por habitante.

img_0204-750x563
Ideia é ajudar a reduzir a falta de obras na região; projeto da prefeitura está paralisado (Kelly Mantovani/Folhapress)

Nos últimos dez anos, o número de obras infantis na região caiu de 15 mil para 5.000, enquanto os de adultos teve queda de 30 mil para 25 mil.

Na comparação com outros bairros, a região da subprefeitura da Mooca, são 2,18 livros por habitante, enquanto em São Mateus e Cidade Ademar os índices chegam a zero.

Não há projetos de bibliotecas para a Cachoeirinha no plano de metas da gestão Fernando Haddad (PT). Para tentar atender à demanda, a Prefeitura de São Paulo tem o projeto ônibus-biblioteca, que está suspenso nas regiões norte, sul e leste da cidade.

A Secretaria Municipal de Cultura informou que aguarda decisão judicial devido à uma ação de uma empresa participante da licitação para contratação dos ônibus, mas não há prazo para retorno do serviço.

Kelly Mantovani, 22, é correspondente da Vila Nova Cachoeirinha
[email protected]

Foto em destaque: Reprodução/ Folha de S.Paulo 

+ sobre o tema

Rihanna posa à la Marilyn Monroe para revista

Rihanna posa à la Marilyn Monroe para revista. Rihanna gostou...

Oprah recebe um Oscar por seu trabalho humanitário

A apresentadora, atriz e produtora Oprah Winfrey, que dominou...

Nasce Ivy Blue Carter filha de Beyoncé e Jay Z

A cantora Beyoncé e o rapper Jay-Z tiveram sua...

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a moda da mulher negra

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a...

para lembrar

Halle Berry: “Não é porque virei mãe que só vou fazer filmes da Disney”

Ao contrário de sua primeira experiência como mãe, em...

Etíope diz ter 160 anos e quer provar que é o homem mais velho do mundo

Dhaqabo Ebba é um etíope que, já adulto, afirma...

Lázaro Ramos é reconhecido nas ruas de Cuba por papel em novela

Em Cuba, onde vai fazer parte do júri do...

Lupita Nyong’o em premiação: ‘Não há vergonha na beleza negra’

Vestindo um modelo Giambattista Valli, Lupita Nyong'o, a nova queridinha...
spot_imgspot_img

Tatuagem em Pele Negra: Tire todas as dúvidas

A artista Jessica Rodrigues dividiu com o Tattoo2me sua experiência em tatuar peles negras. Vem com a gente! Por Fernanda Moraes Do Tattoo2me Uma das pautas mais pedidas aqui...

‘Não ter uma tatuagem foi minha versão da rebeldia’: por que as indianas estão se negando a ser tatuadas

Em vários lugares do planeta, fazer uma tatuagem é hoje visto como um sinal de independência, rebeldia e afirmação da identidade. Mas, para mim,...

Veja o trailer de “Uma Dobra no Tempo”, de Ava DuVernay

Saiu o aguardadíssimo primeiro trailer de Uma Dobra no Tempo, filme dos estúdios Walt Disney dirigido por Ava DuVernay, conhecida principalmente por Selma – Uma Luta...
-+=