Tatuagem em Pele Negra: Tire todas as dúvidas

A artista Jessica Rodrigues dividiu com o Tattoo2me sua experiência em tatuar peles negras. Vem com a gente!

Por Fernanda Moraes Do Tattoo2me

Foto: Jessica Rodrigues é @art_by_jroiz, no Instagram. Confere o trabalho da artista.

Uma das pautas mais pedidas aqui no Tattoo2me Magazine por vocês, nossos leitores e seguidores, é tatuagem em pele negra. Sabemos que esse tema é carregado de dúvidas de todos os tipos: pode fazer colorido? dá para fazer aquarela? E a quelóide, é uma característica de peles negras?
Calma, calma, calma!

Hoje, nós temos muitas dicas para dar, muita, mas muita inspiração e claro saberemos sobre TUDO com a artista- nordestina- tatuadora- viajante, Jessica Rodrigues.

A Jessica é uma daquelas artistas que nos inspiram em cada frase dita por ela.
Aliás, é dela a frase: “Os sonhos moram na ponta das minhas agulhas.”
Então, não vamos perdemos tempo!

Eu desenho desde quando peguei a primeira vez num lápis. Entrei pra faculdade de Psicologia e, por conta de um perfeccionismo paralisante, fiquei por volta de 3 anos sem desenhar. Durante uma greve, em 2012, resolvi voltar a mexer nos lápis e tintas, e aquilo tudo veio com uma força enorme como se nunca tivesse parado. No último ano do curso, percebi que não cabia mais naquilo, resolvi largar e comecei a viajar para praias próximas com o meu atual namorado, que na época havia acabado de conhecer. Só um ano depois de largar a faculdade consegui ter dinheiro suficiente pra comprar os materiais de tatuagem. E no meio de 2014 liguei a máquina pela primeira vez.
Tatuei meu namorado, que não tinha tatuagem alguma, e hoje vejo o quanto a gente foi maluco de fazer isso! Meu primeiro teste foi na pele dele, e eu não fazia muita ideia do que tava fazendo. Fiz mais algumas tatuagens e, novamente por conta de um perfeccionismo paralisante, parei quase que completamente por vários meses. Até que em março de 2015 eu resolvi lutar contra minha própria mente e realmente começar a estudar tatuagem de verdade, mesmo que sozinha.

A artista nos contou que seu trabalho em tatuar peles negras começou, também, nesse ponto da sua vida.

Eu fiquei dois semestres cursando Artes Visuais- larguei também- e foi durante esse tempo, em 2015, que realmente me dediquei a estudar a tatuagem. Estava na faculdade com maioria negra, numa cidade igualmente negra, com pessoas maravilhosas acreditando de olhos fechados em mim. Não tinha melhor lugar pra iniciar.
Mas depois que fiz minha primeira viagem, percebi que não era lá que eu tinha que ficar.

Atualmente, Jessica que já viajou o mundo, está como residente na Irlanda. Mas, passa uma temporada em terras tupiniquins.

Aprendi que o mais importante não são os lugares, são as pessoas. Quando eu tinha 15 anos e sonhava em viajar- e não tinha dinheiro nem pra sair do estado- queria conhecer o máximo de países possível, tirar fotos, estar nesses lugares. Agora que eu viajo com frequência não tenho mais essa ânsia. Não tenho pressa em preencher o passaporte, muitas vezes repito lugares já visita dos por querer estar em contato novamente com as pessoas do lugar. A parte mais legal das minhas viagens é aquilo que não aparece nas fotos. Conheci meus melhores amigos dessa forma, e é sair em busca de histórias que me faz conhecer também os melhores lugares.

A TATUAGEM EM PELE NEGRA, AFINAL…

Em um dessas suas viagens, Jessica nos contou que passou por uma cidade no interior da Bahia chamada Cachoeira e que mudou completamente a sua forma de criar e produzir sua arte.

É uma cidade de maioria negra. E lá, me falaram que não precisava postar foto de tatuagem em pessoas negras, pois “não ficava bonito” . Eu resolvi, então, fazer o contrário. Quando a pessoa se vê no meu trabalho, ela fica muito mais confiante de que aquilo é sim pra ela. Isso é o mais importante pra mim!

E na hora de tatuar uma pele no tom mais claro ou tom mais escuro, qual a maior diferença, Jessica?

Eu não sinto diferença por conta da cor. O tipo de pele e parte do corpo
contam bem mais. Tem partes do corpo bem mais complicadas de tatuar e que a tinta não fixa, outras são bem sensíveis e estouram fácil.

Por falar em cores, quem tem pele negra pode fazer uma tattoo colorida?

Eu não sou especialista em cores, mas basicamente é entender qual a “temperatura” da pele- nem toda pele branca é fria, nem toda pele negra é quente- e ajustar as cores a isso. A pele acaba sendo um filtro em cima da tatuagem, por isso as cores podem alterar e algumas ficarem apagadas na pele. Por este motivo é melhor evitar tons pastel e tinta diluída.

Existe uma técnica diferente de tatuar por conta da pigmentação da pele?

Eu sempre tatuei da mesma forma.

É verdade que pele negra tem uma tendência maior a ter quelóides? E quem tem quelóides pode fazer tatuagem? Quais os riscos?

É verdade. Porém muita gente acha que quem tem queloide, é por ter cicatrizes mais aparentes, geralmente causados por cortes profundos, mas nem sempre isso procede. Se a pessoa realmente tem queloide, mesmo injúrias mais superficiais causam uma cicatrização exagerada, nesse caso é melhor evitar.

Quais outros artistas que você conhece que fazem tatuagens em pele negra e contam isso com orgulho?

Mariana Silenzi, Luana Lobo, Enua Araújo, Larissa Azevedo, Amanda Gotsfritz. Algumas delas estão começando ainda, outras tatuam há mais tempo, todas com um caminho maravilhoso pela frente!

Artes de Jéssica Rodrigues. ❤

Quais dicas vocês repassa para seus clientes para cuidar da cicatrização da tattoo?

Manter limpo e hidratado- e beber muita água, pois hidratantes tópicos nem sempre são suficientes- é o mais importante. Lavar as mãos sempre que for mexer na tatuagem também evita contaminação.

Depois de cicatrizada: Para manter a cor da tatuagem, o que você indica fazer ao longo do ano?

Hidratar, também de dentro pra fora, e passar protetor solar.

#pelepretatatuada: Tattoo feita por Jessica Rodrigues.

Vimos na sua biografia do Instagram a frase: “Os sonhos moram na ponta das minhas agulhas.”
O que quer dizer?

Acredito que cada desenho que faço tem um dono. Eu sinto como se desenhasse sonhos de gente que nem sempre eu sei quem é, e por isso viajo, pra encontrar as pessoas e colocar na pele aquilo que já existia em forma de sonho.

Se você aí está buscando a tatuagem perfeita e sentiu que seu sonho está bem próximo…BINGO! A Jéssica Rodrigues está no Brasil, ela estará nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo no mês de Março.
Siga também em suas redes sociais:
Instagram
Facebook

+ sobre o tema

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a moda da mulher negra

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a...

Beyoncé passeia com a filha em ‘canguru’

Beyoncé passeia com a filha em 'canguru'. A cantora...

Beyoncé publica vídeo dos bastidores de seu retorno aos palcos

Quase cinco meses após dar à luz a sua...

18 anos sem Mussum

Há 18 anos, mais exatamente em 29 de julho...

para lembrar

“Vogue Itália” lança edição especial só com Barbies negras

Após provocar burburinho no mundo da moda com a...

54 anos de Whitney Houston – Vanessa Jackson vive a cantora em musical

No dia em que Whitney Houston completaria 54 anos...

Will Smith e companhia: Eis a 1ª imagem do elenco da versão live-action de ‘Aladdin’

As gravações da versão live-action de Aladdin já estão rolando a...
spot_imgspot_img

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Oprah Winfrey completa 70 anos com um império de R$ 17 bilhões

A apresentadora, empresária e atriz Oprah Winfrey completa 70 anos, nesta segunda-feira, e vive um momento chave na carreira como produtora da nova versão...

Enredo e Samba: Portela vai homenagear as mulheres negras

A Portela vem para o carnaval de 2024 com a missão de abordar o romance da escritora Ana Maria Gonçalves, e vai refazer os...
-+=