Temas que podem cair no Enem

Noções de primeiros socorros, de expressões artísticas (como dança e teatro) e detalhes do cotidiano das grandes cidades, como degradação ambiental e violência urbana.

Fonte: Mundo Vestibular 

Essas são algumas das novidades que serão abordadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. Os alunos não poderão se surpreender se alguma questão exigir o melhor procedimento de ajuda imediata para quem tem um mal súbito na rua, por exemplo.

Os assuntos reforçam ainda mais o caráter interdisciplinar da prova, conhecida por cobrar dos estudantes a maneira de como usar o conhecimento adquirido no colégio do que propriamente memorização de conteúdos. Isso significa mais estudo e exigência de tempo de preparação dos estudantes. Os cursinhos não farão grandes modificações em seu programa por conta dessas novidades.

O coordenador do Projeto Universidade para Todos, José Vasconcelos, avalia que a tendência é organizarem, durante os aulões, palestras específicas sobre os novos conteúdos. “Há uma exigência no programa sobre cultura africana, algo que é pouco estudado num programa convencional. Mas podemos organizar aulas para ampliar isso. Além da questão histórica desse assunto, podemos abordar a questão da atuação e conscientização do movimento negro nos dias de hoje”.

Já na escola Leonardo Da Vinci, não haverá necessidade de palestras extras. O diretor José Antônio Pignaton diz que os estudantes já recebem, normalmente, conteúdo de cultura e arte (com aulas de teatro e música) no programa normal do colégio. “Vamos elaborar um texto específicos desses novos assuntos do Enem. Essa prova exige mais da interpretação do aluno. Assim, ele deve ter hábito de leitura. Quem não lê não faz um bom Enem”, afirma.

 

+ sobre o tema

Conae SP: Delegados criticam falta de tempo para discussão em etapas municipais e intermunicipais

Em segunda cobertura especial sobre a Conae, o Observatório...

Crítica: Marilena Chaui terá sua obra publicada em nove volumes

  Os "Escritos de Marilena Chaui" começam agora a ser...

Violência é o maior problema para pais, alunos e professores da escola pública

Pesquisa conclui que, no estado de São Paulo, progressão...

para lembrar

Estudante da USP é eleita presidente da UNE

Filiada ao PCdoB, Virgínia Barros quer aumentar a pressão...

Menino chamado de ‘Félix’ por professora vai mudar de escola

A mãe do menino de 11 anos que foi...

USP, UFSC e VEDUCA lançam 1º MBA on-line e gratuito

A USP (Universidade de São Paulo), a UFSC (Universidade...

UFRB abre concurso para contratar mais de 60 professores

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=