Sergipe: Inscrição do vestibular da UFS começa dia 17

A Universidade Federal de Sergipe, através da Coordenação de Concurso Vestibular (CCV), torna público o edital de abertura das inscrições para o Processo Seletivo Seriado 2010 (PSS) dos campi de São Cristóvão, Itabaiana e Laranjeiras. A prova vai ocorrer nos dias 6, 7, 8 e 9 de dezembro.

Fonte: Correio do Povo de Alagoas

Os estudantes interessados em concorrer a uma das 4.910 vagas das 93 opções de cursos devem fazer sua inscrição exclusivamente via internet através do site da CCV no período compreendido entre 8h de 17 de agosto às 18h de 10 de setembro de 2009, considerando o horário oficial de Brasília, munidos dos documentos de identidade e CPF.

Após o preenchimento da ficha, deve-se imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento até 11 de setembro em qualquer agência do Banco do Brasil. Os valores continuam os mesmos da edição anterior: R$ 70 para o PSS Geral e R$ 30 para o PSS das 1ª, 2ª e 3ª séries.
Cotas- Em virtude da adoção de políticas afirmativas pela UFS, que aderiu a reserva de vagas, o candidato, após a efetivação de sua inscrição, será inserido em um dos três grupos a seguir:

Grupo A: Todos os candidatos, qualquer que seja a procedência escolar ou grupo étnico racial;

Grupo B: Candidatos de escola pública e de qualquer grupo étnico racial;

Grupo C: Candidatos de escolas públicas que se declararem pardos, negros ou indígenas.

 

Faz-se necessário ressaltar que os grupos acima não são mutuamente excludentes. Assim, um candidato com inscrição no grupo C, se não selecionado, continuará concorrendo no grupo B e, se não selecionado, ainda concorrerá no grupo A.
Segundo a resolução 80/2008/Conepe, 50% das vagas serão destinadas a estudantes de escolas públicas municipais, estaduais ou federais. Destas, 70% serão reservadas a estudantes que se declararem pardos, índios ou afro-descendentes, correspondendo a 35% do total de vagas oferecidas pela UFS.
Para se encaixar nesse quadro, os candidatos terão que comprovar a realização de todo o ensino médio em escolas públicas e pelo menos quatro séries do ensino fundamental – não necessariamente consecutivas – nessas mesmas instituições.

 

Vagas para deficientes-Segundo a citada resolução, cada curso de graduação ofertará, necessariamente, uma vaga para candidatos portadores de necessidades educacionais especiais, comprovada através de relatório médico.
Enem-As vagas que sobrarem do vestibular vão ser destinadas aos estudantes que farão o novo Enem, cuja prova será aplicada em outubro. Serão disponibilizadas as cadeiras remanescentes de todos os campi. Vagas remanescentes originam dos cursos cujo número de aprovados no vestibular é inferior à quantidade ofertada.

 

 

+ sobre o tema

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de...

Programa Erasmus oferece bolsas integrais na Europa

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a...

Projeto SETA tem novo financiador e amplia trabalho aprofundando olhar interseccional

O Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista),...

para lembrar

Aluno de hoje não quer ser o educador de amanhã

Se uma boa educação só é possível por meio...

Parceria entre Samsung e Senai-SP gera curso gratuito de programação

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de codificação e...

Ciência sem Fronteiras aceita exame de inglês em nível intermediário

O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) passa a aceitar o exame...
spot_imgspot_img

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10...

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de energia, manejo ecologicamente correto na agricultura e prevenção à violência entre jovens nativos digitais. Essas...

Inscrições para ingresso de pessoas acima de 60 anos na UnB segue até 15 de maio; saiba como participar

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para Pessoas Idosas que desejam ingressar nos cursos de graduação da Universidade de Brasília (UnB) no período...
-+=