“Temos que proteger nossa mente, em vez de apenas fazer o que o mundo quer que façamos”, diz Simone Biles, ao desistir dos Jogos

A ginasta Simone Biles retirou-se da competição individual geral nas Olimpíadas de Tóquio nesta quarta-feira, um dia depois de ter chocado o mundo ao desistir do evento por equipes, ressaltando a questão da saúde mental nos Jogos.

A norte-americana será avaliada para checar se poderá participar das competições por aparelhos, informou a USA Gymnastics em comunicado no Twitter.

Biles tomou a decisão para que ela “possa se concentrar em sua saúde mental”, disse a organização, acrescentando que manifestou apoio “incondicional” à atleta.

Atletas como a superestrela do tênis Naomi Osaka e agora Biles têm destacado a imensa pressão sobre eles, levantando questões sobre se as figuras esportivas globais recebem apoio suficiente para a saúde mental.

Osaka foi derrotada no evento olímpico de simples na terça-feira, seu primeiro torneio desde que desistiu do Aberto da França em maio, quando ela disse que sofria de depressão há quase três anos.

Biles, de 24 anos, chocou os Jogos Olímpicos na terça-feira ao abandonar a competição por equipes após receber uma nota baixa em seu salto inicial.

Ela disse que a pressão de corresponder às expectativas e sua busca por um recorde de medalhas de ouro não a deixaram escolha.

“Temos que proteger nossa mente e nosso corpo, em vez de apenas fazer o que o mundo quer que façamos”, disse Biles a repórteres.

“Mais poderia ser feito” pela saúde mental dos atletas, afirmou o porta-voz da Comissão Olímpica Internacional, Mark Adams. Ele disse que a saúde mental continua sendo uma grande questão e que a organização vem trabalhando há algum tempo.

+ sobre o tema

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante...

Taís faz um debate sobre feminismo negro em Mister Brau

Fiquei muito feliz em poder trazer o feminismo negro...

Conheça a história de Shirley Chisholm, primeira mulher a ingressar na política americana

Tentativas de assassinato e preconceito marcaram a carreira da...

Roda de Conversa: Mulher, raça e afetividades

O grupo de pesquisa Corpus Dissidente promove a roda...

para lembrar

As Olimpíadas mais femininas da história

O sexo feminino não disputou competição na primeira Olimpíada...

Mulheres nas Olimpíadas: uniformes, participação e salários em pauta

A ginástica artística nas Olimpíadas de 2020 ficará na memória não apenas pela...

A força negra que rompeu a barreira branca nas Olimpíadas

Nos dias de hoje é comum ver negros como...
spot_imgspot_img

Biles é mais jovem a receber medalha presidencial nos EUA

Simone Biles é a norte-americana mais jovem a receber a medalha presidencial da liberdade dada pelo presidente dos Estados Unidos. A ginasta foi condecorada...

Simone Biles é pedida em casamento pelo namorado, jogador da NFL: ‘O sim mais fácil’

Um dia depois do Vlentine's Day, o equivalente ao dia dos namorados nos Estados Unidos, a ginasta americana Simone Biles anunciou que agora é...

Christian Dunker: ‘Não’ de Simone Biles é um dos grandes legados olímpicos

Uma semana após o fim das Olimpíadas de Tóquio, a decisão da ginasta estadunidense Simone Biles de abdicar da participação em algumas provas para as quais estava...
-+=