Teresópolis ganha Comitê Emergencial para Proteção das Crianças e Adolescentes

Rio – A ministra Maria do Rosário, da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República anunciou, nesta quarta-feira, a criação de um Comitê Emergencial para Proteção das Crianças e Adolescentes em Teresópolis. O objetivo é agilizar medidas para que as crianças e adolescentes possam retomar suas vidas. O anúncio ocorreu em uma reunião da ministra com o prefeito de Teresópolis, Jorge Mario, o secretário Estadual de Assistência Social, Rodrigo Neves, além de representantes do Ministério Público, da 2ª Vara de Família de Teresópolis e da Vara da Infância, do Adolescente e do Idoso.

Desde o primeiro momento, todos os cinco órgãos estão unidos para garantir ajuda humanitária e social a crianças e adolescentes e proporcionar todo o auxílio às famílias. Agora o essencial é a retirada de crianças e adolescentes de área de risco. A ministra Maria do Rosário ficou impressionada ao constatar que o Conselho Tutelar, o poder judiciário e o Ministério Público não pararam de funcionar e elogiou o trabalho que vem sendo realizado em Teresópolis.

“A cidade oferece um patamar de tranqüilidade às crianças e adolescentes. Não há caso de maus tratos e está sendo oferecida a melhor assistência em uma situação de emergência”, afirma.

Algumas medidas já estão sendo articuladas pelo comitê para que as crianças não sejam mais prejudicadas com toda essa tragédia. A prioridade, depois da retirada desses menores, é que quando começarem as aulas, eles possam voltar a estudar normalmente. De acordo com a ministra Maria do Rosário, o Ministério da Educação vai proporcionar kits escolares para esses jovens. O prefeito Jorge Mario avaliou ainda que os abrigos são emergenciais, mas transitórios. Então, a prefeitura já está providenciando que as 2892 crianças e adolescentes desalojadas ou desabrigadas no município tenham uma moradia digna.    

Na reunião, foram estabelecidas regras para a permanência dos menores nos abrigos provisórios:  devem ser instalados sanitários específicos para crianças; monitoramento das visitas; proibido o consumo de bebidas alcoólicas nesses locais. Não é permitido entrevistar, fotografar ou filmar crianças dentro dos abrigos.

Região Serrana enfrenta a pior catástrofe de sua história

Castigada por um temporal que fez chover em 24 horas mais do que era esperado para todo o mês, a Região Serrana do Rio enfrenta desde a noite da terça-feira 11 de janeiro a pior catástrofe natural do Brasil. Com o número de mortos, desabrigados, desalojados, feridos e desaparecidos, a tragédia já superou o registrado em janeiro do ano passado, em Angra dos Reis e, em abril, na capital e Niterói.

Localidades inteiras foram soterradas por lama no município de Teresópolis. No bairro Caleme, uma represa da Cedae transbordou por causa da tromba d’água, provocando o deslizamento de encostas sobre casas e carros. Em Nova Friburgo, três bombeiros que seguiam para resgatar vítimas quando o carro onde estavam foi soterrado por uma avalanche.

Petrópolis também sofreu devastação em diferentes pontos. O Distrito de Itaipava foi o mais atingido. O soterramento de uma casa na localidade Vale do Cuiabá matou 12 pessoas de uma mesma família. Corpos foram recolhidos por moradores e depositados às margens de um rio à espera de resgate. Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto, também cidades da região, também contabilizam mortos.

 

Fonte: O Dia Online

+ sobre o tema

Famílias de baixa renda podem solicitar parabólica digital gratuita

Famílias de baixa renda de 439 municípios podem solicitar...

CNDH denuncia trabalho escravo em oficinas de costura em São Paulo

Uma comitiva do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH)...

20 anos do ECA: iniquidades e violência são grandes desafios

O escritório do Fundo das Nações Unidas para a...

Senado aprova fim de revista manual a visitantes em presídios

Projeto da senadora Ana Rita (PT-ES), aprovado na CCJ,...

para lembrar

Obrigado, Feliciano!

por  Eduardo d´Albergaria Há pelo menos 3 décadas, o fundamentalismo religioso...

Prisões de ativistas ferem cláusula pétrea do Estado de Direito, por Marcelo Cerqueira

“Mais respeito à democracia” Um dos grandes defensores das liberdades...

Bagatela conta histórias de mulheres presas por pequenos furtos

No documentário Bagatela de Clara Ramos, são conhecidas as histórias...
spot_imgspot_img

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...

PM matou 94% a mais na Baixada Santista; ‘Tô nem aí’, diz Tarcísio

"Sinceramente, nós temos muita tranquilidade com o que está sendo feito. E aí o pessoal pode ir na ONU, pode ir na Liga da...
-+=