TERREMOTO HAITI:Brasil é principal parceiro dos EUA no Haiti, diz Obama a Lula

 

 

O presidente norte-americano, Barack Obama, disse que o Brasil é o principal parceiro dos Estados Unidos no Haiti, devastado por um forte terremoto na semana passada.

Obama ligou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite desta segunda-feira, segundo a presidência. Durante 15 minutos, eles conversaram sobre a coordenação dos esforços de ajuda humanitária ao Haiti.

O país mais pobre das Américas foi devastado por um terremoto de magnitude 7 na terça-feira da semana passada, e as autoridades haitianas acreditam que mais de 200 mil pessoas podem ter morrido.

Em sua segunda ligação a Lula para falar do Haiti, Obama elogiou o papel do governo e apreciou a liderança do presidente brasileiro, depois de um recente desentendimento entre Brasil e Estados Unidos sobre a coordenação dos esforços no país caribenho.

O governo brasileiro anunciou nesta segunda a liberação de 35 milhões de reais para projetos sociais no Haiti, que deverão ser usados em trabalhos humanitários contra o “agravamento da situação de fome e das condições sanitárias”, informou o Ministério do Planejamento.

Além do valor anunciado, o país já enviou dezenas de toneladas de mantimentos e medicamentos, além de cães farejadores, equipes médicas e um hospital de campanha para auxiliar o resgate das vítimas.

Obama também expressou seus pêsames pelas mortes de brasileiros no terremoto. O número de brasileiros mortos na tragédia subiu para 19, sendo 17 militares e dois civis.

O Brasil comanda as tropas da Minustah, missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, e, antes do terremoto, tinha 1.266 militares no país.

Segundo o Planalto, Lula disse a Obama que a Minustah não pode cuidar de tudo sozinha e propôs a criação de um grupo de força-tarefa de ministros para que a missão não deixe de cumprir com os compromissos assumidos.

Obama afirmou que Brasil e EUA têm de estar unidos nos esforços humanitários e que, junto ao Canadá, deveriam assumir a liderança na questão das doações às vítimas do terremoto.

O Canadá sediará em Montreal, em 25 de janeiro, uma reunião informal de ministros das Relações Exterior para organizar uma conferência maior de doadores internacionais. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, também propôs um encontro para a reconstrução e o desenvolvimento do Haiti.

Fonte: O Globo

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

“Malês”, de Antonio Pitanga, tem sessão especial no Palácio da Alvorada neste sábado, com presença do elenco e ministros

Neste sábado, 6 de setembro, o Palácio da Alvorada recebe uma sessão especial de “Malês”, filme dirigido por Antonio Pitanga que retrata a Revolta dos...

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...