TERREMOTO HAITI:Brasil é principal parceiro dos EUA no Haiti, diz Obama a Lula

 

 

O presidente norte-americano, Barack Obama, disse que o Brasil é o principal parceiro dos Estados Unidos no Haiti, devastado por um forte terremoto na semana passada.

Obama ligou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite desta segunda-feira, segundo a presidência. Durante 15 minutos, eles conversaram sobre a coordenação dos esforços de ajuda humanitária ao Haiti.

O país mais pobre das Américas foi devastado por um terremoto de magnitude 7 na terça-feira da semana passada, e as autoridades haitianas acreditam que mais de 200 mil pessoas podem ter morrido.

Em sua segunda ligação a Lula para falar do Haiti, Obama elogiou o papel do governo e apreciou a liderança do presidente brasileiro, depois de um recente desentendimento entre Brasil e Estados Unidos sobre a coordenação dos esforços no país caribenho.

O governo brasileiro anunciou nesta segunda a liberação de 35 milhões de reais para projetos sociais no Haiti, que deverão ser usados em trabalhos humanitários contra o “agravamento da situação de fome e das condições sanitárias”, informou o Ministério do Planejamento.

Além do valor anunciado, o país já enviou dezenas de toneladas de mantimentos e medicamentos, além de cães farejadores, equipes médicas e um hospital de campanha para auxiliar o resgate das vítimas.

Obama também expressou seus pêsames pelas mortes de brasileiros no terremoto. O número de brasileiros mortos na tragédia subiu para 19, sendo 17 militares e dois civis.

O Brasil comanda as tropas da Minustah, missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, e, antes do terremoto, tinha 1.266 militares no país.

Segundo o Planalto, Lula disse a Obama que a Minustah não pode cuidar de tudo sozinha e propôs a criação de um grupo de força-tarefa de ministros para que a missão não deixe de cumprir com os compromissos assumidos.

Obama afirmou que Brasil e EUA têm de estar unidos nos esforços humanitários e que, junto ao Canadá, deveriam assumir a liderança na questão das doações às vítimas do terremoto.

O Canadá sediará em Montreal, em 25 de janeiro, uma reunião informal de ministros das Relações Exterior para organizar uma conferência maior de doadores internacionais. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, também propôs um encontro para a reconstrução e o desenvolvimento do Haiti.

Fonte: O Globo

+ sobre o tema

Epsy Campbell Barr

Epsy Campbell Barr é ativista feminista e antiracista e...

Ernesta “Neta” Castillo: Cantante garífuna

 Origem: Stanford.edu Nací cantandoYo soy una mujer que...

Guayaquil tendrá primer Obispo afroecuatoriano

Fonte: El Universo -   El sacerdote ecuatoriano...

TERREMOTO HAITI:Anne Marie nuestra compañera de lucha

  Es dolorosa la  información sobre la situación en Haití;...

para lembrar

Piedad Córdoba se acerca al Premio Nobel de la Paz

Fonte: El Espectador.com -   El pronóstico del Nobel de la...

TERREMOTO HAITI:Obama anuncia fundo Bush-Clinton de ajuda ao Haiti

    O presidente americano, Barack Obama, anunciou neste sábado a...
spot_imgspot_img

O povo da Colômbia que celebra o Natal em fevereiro e com um Menino Jesus negro

Os moradores da cidade de Quinamayó, na Colômbia, celebram o Natal em fevereiro com uma procissão que inclui o boneco de um Menino Jesus...

Quanto você sabe sobre os afrodescendentes na América Latina?

Desafiamos você a responder este teste e avaliar seus conhecimentos sobre essa importante minoria Do El País  O que você sabe sobre os afrodescendentes na América...

Aniversario de la muerte de Franz Fanon

FRANTZ FANON: LOS CONDENADOS DE LA TIERRA…SIGUEN CONDENADOS Por Jesus Chucho Garcia para o Portal Geledés  Hoy 6 de diciembre se cumplen cincuenta y seis años…de la...
-+=