Territórios negros e periféricos no enfrentamento à pandemia da COVID-19: um estudo sobre as ações desenvolvidas na região metropololitana de São Paulo

Artigo produzido por Redação de Geledés

No ano de 2020, o mundo enfrentou uma experiência singular marcada por perdas, mudanças e inseguranças decorrentes da pandemia da COVID-19. Este cenário impôs novos hábitos e formas de se relacionar devido à necessidade de manter distância e evitar o contato e a presença física, o que impactou de diversas formas tanto a saúde física e mental como a garantia das necessidades básicas de bilhões de pessoas em centenas de países.

No Brasil, a pandemia, ao potencializar as crises econômica, política, ambiental e social, explicitou as desigualdades de raça, gênero e classe com a imposição de uma dinâmica baseada no isolamento social. Tal situação trouxe novos desafios para as famílias em condição de vulnerabilidade social, moradoras de favelas e comunidades, para conseguir atravessar as adversidades e, também, auxiliar outras pessoas de seus contextos.

As ações de apoio às famílias empobrecidas, desencadeadas por pessoas e entidades para a mitigação dos efeitos da pandemia, demonstraram que nas periferias a solidariedade foi o ingrediente fundamental para o enfrentamento da impossibilidade de trabalho e renda; a insegurança alimentar e a fome; a necessidade de aquisição de produtos de proteção individual, higiene e limpeza; a falta de informação para acessar às políticas públicas e receber o auxílio emergencial; orientações sobre as instituições que atendem mulheres e crianças em situação de violência doméstica; as ações culturais e recreativas possíveis em isolamento social; o acesso às consultas médicas e medicamentos; os limites do uso do transporte público; e os cuidados com a saúde e transtorno mentais. Estas demandas, que fazem parte do dia a dia das famílias periféricas, aumentaram exponencialmente durante a crise sanitária.

As mobilizações foram necessárias em razão da demora ou inexistência de ações do Estado que atendessem aos territórios compostos majoritariamente por pessoas negras, pertencentes às classes C e D, que obtiveram respostas às suas necessidades imediatas e emergenciais com as ações estratégicas de solidariedade desenvolvidas por lideranças locais, que se movimentaram para proteger e cuidar das pessoas de suas regiões.

Dentre as ações, podemos citar como exemplos a mobilização de voluntários; a articulação entre as organizações; a comunicação comunitária e compartilhamento de informações; a arrecadação de produtos e de dinheiro; e o diálogo e incidências junto às empresas e aos órgãos públicos para a realização de projetos e programas voltadas às periferias e favelas.

Neste contexto, avalia-se que organizações comunitárias de diferentes origens e objetivos sociais foram e vêm sendo as grandes protagonistas em ações de auxílio às pessoas mais vulneráveis do país, seja de forma direta ou como intermediárias de grandes organizações.

Por compreender a importância das diversas iniciativas realizadas para o enfrentamento da Covid-19, Geledés Instituto da Mulher Negra, Rede Conhecimento Social e um grupo de coletivos e movimentos sociais realizaram uma pesquisa sobre as formas de atuação e enfrentamento à pandemia da COVID-19 protagonizadas pela sociedade civil na região metropolitana de São Paulo, de forma a identificar as experiências, as problemáticas enfrentadas e os desafios para a continuidade das iniciativas.

Consideramos que tais experiências são subsídios fundamentais para o desenvolvimento de ações públicas para os territórios mais vulneráveis, assim como é importante a convocação de suas lideranças para integrarem todas as etapas de diálogo e elaboração de iniciativas do poder público. A pandemia demonstrou que o modelo atual de gerenciamento de crises e desenvolvimento de ações por parte de órgãos do Estado não priorizam as pessoas que vivem nos territórios periféricos – cuja situação de vulnerabilidade é fruto de uma política histórica de seletividade na implementação dos direitos e garantia da cidadania plena.

Por meio de uma metodologia participativa desenvolvida com integrantes de coletivos que atuaram na pandemia, as informações buscam revelar uma cartografia das iniciativas e colaborar para a amplificação das diversas ações realizadas nas periferias e favelas para o enfrentamento da COVID-19.

Este estudo é fundamental para visibilizar as formas de intervenção realizadas por grupos, coletivos, movimentos e instituições, e traz lições de impacto social imediato tanto para órgãos governamentais como para os organismos internacionais. É importante também pois evidencia quais são as emergências das comunidades da região em um momento de crise. A identificação das estratégias efetivas e bem-sucedidas de enfrentamento à pandemia e das necessidades dos diferentes grupos populacionais neste novo contexto ajudam a reorientar as ações institucionais que buscam fomentar e dar suporte à atuação de grupos locais e as políticas de Estado.

A pesquisa

A metodologia e as questões que conduzem a pesquisa foram desenvolvidas por Geledés Instituto da Mulher Negra, Rede Conhecimento Social e mais 17 integrantes de coletivos e movimentos da sociedade civil por meio de duas oficinas virtuais, estas realizadas nos dias 04 e 05 de novembro de 2020. Nestes encontros, buscou-se dialogar com os grupos que vêm atuando no enfrentamento da pandemia nos territórios periféricos para construir coletivamente a questão disparadora do estudo. É importante ressaltar a diversidade organizações participantes: culturais (jongo, sarau, rap, hip-hop), religiosas (matriz africana, evangélica e católica), associações comunitárias, mulheres, feministas, negras, imigrantes, profissionais do sexo, feira livre, catadores, agricultores, ambientalistas e antiproibicionistas. Segue a lista abaixo.

  1. AMATER – Cooperativa Trabalho Assessoria Técnica Extensão Rural e Meio Ambiente
  2. Associação nacional de catadores e catadoras de material reciclável
  3. Sarau do Binho
  4. CUFA – Núcleo Retiro São João
  5. Bocada Forte/Comitê Popular de Enfrentamento ao COVID-19
  6. Mulheres da Luz
  7. Feira Livre das Quebradas
  8. Associação de Haitianos
  9. Comunidade de Jongo Dito Ribeiro
  10. Coletivo Dente de Leão – São Paulo
  11. Coletivo Aloá – feministas negras e evangélicas
  12. Ilê Axé Omo Odé
  13. OGBAN – Associação Cultural Educacional Assistencial Afro-Brasileira
  14. Facção X
  15. Núcleo Maria Tereza
  16. Coletivo Espelho, Espelho meu
  17. Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas

A PesquisAção, que consiste em oficinas formativas e pesquisa de campo, foi realizada na modalidade online devido ao contexto e teve por objetivo o registro das ações realizadas nos territórios para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, com foco no levantamento de iniciativas que demonstram o protagonismo das pessoas/lideranças frente a omissão do Estado. Ao final do processo de análise de coleta, será elaborado um relatório com as informações e a produção de um guia de facilitação da metodologia para replicação em situações de interesses de cada grupo participante.

O grupo de organizações supracitado atuou em todas as etapas de construção da pesquisa, elaborada em quatro oficinas de PerguntAção – duas de construção da pesquisa e duas de análise preliminar dos resultados. Essa participação envolve desde a qualificação do tema até a construção do questionário, momentos em que as(os) participantes compartilharam suas experiências e ações e o contexto em que foram realizadas as iniciativas – o que garantiu a consistência e legitimidade da pesquisa e os insumos qualitativos, baseados na interação entre os diferentes perfis. A metodologia possibilita o fortalecimento e o incentivo para o desenvolvimento de iniciativas em rede, a partir da investigação, do diálogo e da escuta. Permite ainda o envolvimento de pessoas e grupos de diferentes perfis numa produção coletiva de conhecimento, pois são os protagonistas de ações que transformam seus territórios.

Após a elaboração do questionário, ele foi programado em plataforma online (SurveyMonkey), e o link compartilhado entre as organizações e suas redes, assim como as de Geledés e Rede Conhecimento.

Entre a segunda quinzena de novembro e a primeira quinzena de dezembro foi realizada a divulgação e coleta dos questionários. Para finalizar o ano, o grupo se reuniu nos dias 16 e 17 de dezembro de 2020 para discutir os resultados preliminares do estudo e pensar, coletivamente, em insights e estratégias de análise.

Resultados parciais

Até o momento, consolidamos as seguintes informações:

  • Os dados apontam que 74% das pessoas respondentes são mulheres e 62% são negras, o que evidencia um protagonismo de mulheres negras nas ações territorializadas de combate à pandemia;
  • O grupo de idade predominante de participantes na pesquisa é de 20 a 59 anos (77%), mas há um número significativo de idosos (grupo de risco) conduzindo as ações (19%);
  • Os cinco grupos mais atendidos pelas ações dos coletivos e movimentos periféricos são: 1) pessoas/famílias em qualquer condição de vulnerabilidade social e econômica; 2) mulheres; 3) crianças e adolescentes; 4) população em situação de rua; e 5) população negra.
  • Os cinco tipos de ações mais populares são: 1) doação de cesta básica, alimento e marmita; 2) doação de kits de higiene, limpeza e álcool em gel; 3) produção e doação de máscaras; 4) doação de roupas, calçados e cobertores; 5) apoio no cadastro de políticas públicas (como CadÚnico) e encaminhamento à serviços de proteção social;
  • 21% das ações foram realizadas apenas nos primeiros meses e 66% regularmente;
  • 35% das doações foram recebidas apenas nos primeiros meses e 37% regularmente;
  • Durante as ações nos territórios, as três principais fragilidades identificadas foram 1) Vulnerabilidade financeira (falta de dinheiro ou de trabalho) 60%; 2) Insegurança Alimentar (fome, falta de alimentação adequada) para 45%; e 3) Moradias precárias (inviabilidade de manter o distanciamento social e manter os protocolos de higiene em casa) para 44%;
  • Dentre as três principais contribuições e aprendizados que podem se perpetuar mesmo quando a pandemia passar estão: 1) Mobilização de rede de apoio da sociedade civil para 58%; 2) consciência maior da necessidade de atuar continuamente para a redução das desigualdades sociais para 47%; e 3) aumento do sentimento de coletividade entre as pessoas para 44%.

As informações indicam que a sociedade civil teve um grande protagonismo nas intervenções imediatas que reduziram os impactos da pandemia. Responderam, de forma organizada, às necessidades emergenciais da população, denunciaram o novo cenário e as situações de negligência e incidiram sobre as decisões e programas governamentais. No primeiro momento, a pandemia era algo novo e foram construídas e reconstruídas as formas de enfrentá-la. Agora, essas experiências realizadas e em curso são fundamentais para inspirar outras iniciativas territorializadas, direcionar os recursos de organismos e fundações para o combate à pandemia e incidir sobre as políticas públicas.

Os dados estão em fase de consolidação e análise, as informações completas estarão disponíveis em breve.

+ sobre o tema

Mulheres vítimas de violência poderão acionar socorro a partir de aplicativo para celular

Foi lançado em solenidade na tarde de hoje, 17/12,...

Estudo analisa mulheres e negras na educação brasileira

Um projeto desenvolvido entre 2014 e 2016 trouxe para...

Promotoras Legais Populares: ações e desafios durante a pandemia

No próximo sábado, dia 27 de fevereiro, às 17h,...

As ações do Google para o Mês da Consciência Negra

O Google Brasil está promovendo diversas ações para celebrar...

para lembrar

Tirando a Máscara

O Brasil já é conhecido por ser um dos...

A pandemia aprofundou a exclusão dos povos amazônicos

Se está difícil pensar a conjuntura política nacional, analisar...

(Re)exisência dos griôs nos quilombos em meio à pandemia

A cada dia é noticiado que milhares de vidas foram ceifadas...

População de rua no Brasil cresceu quase 10 vezes na última década, aponta Ipea

A população em situação de rua no Brasil aumentou 935,31% nos últimos dez anos, segundo levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com base em...

Saúde mental dos idosos ainda sofre os impactos da pandemia

Após anos de enfrentamento da pandemia da Covid-19, torna-se evidente que os idosos estão entre os grupos mais afetados em termos de saúde mental. A melhoria das...

Jurema Werneck recomenda livro com visão de mulher negra diante da pandemia

Segundo a ativista, pode-se encontrar também no livro, Negra percepção sobre mim e nós na pandemia, um conjunto de cicatrizes individuais, adquiridas na pandemia...
-+=