Toda mulher já foi abusada

Um texto dedicado a Jair Bolsonaro

por Milly Lacombe na TPM

Às vezes acontece quando ainda somos crianças. Às vezes quando estamos crescendo. Às vezes já grandes. Uma encoxada no ônibus, uma passada de mão no metrô, uma mão forçada na balada. Não há mulher que tenha deixado de experimentar algumas dessas violações.

Nossos corpos são o que temos de mais sagrado. Encostarmo-nos uns nos outros deveria ser somente um ato de amor e afeto. Seja um abraço no filho que volta da escola, o carinho no cabelo do amigo que chora por alguém que se foi ou corpos unidos em cerimônia de amor. Isso. Nada além disso.

Quando o deputado Jair Bolsonaro disse à deputada Maria do Rosário, no plenário da Câmara, que não a estupraria porque ela não merece ser estuprada, ele estuprou a todas. Todas as mulheres do Brasil foram violentadas pelas palavras do deputado.

Alguns crimes, como a corrpução, por mais grotescos que sejam, jamais alcançarão o requinte de dor e dilaceramento de um abuso sexual.

Cruzam-se todas as fronteira do imoral quando nossos corpos são usados como armas contra nós mesmas. Justo nossos corpos que são capazes de gerar vidas. Justo nossos corpos que sabem amar como apenas as mães são capazes. Justo esses corpos são invadidos pela morte que só o abuso sexual pode causar. É uma morte verdadeiramente horrível. 

E quando as palavras de Bolsonaro saíram de sua boca em direção à Maria do Rosário, antes mesmo que elas a atingissem, já haviam feito milhões de vítimas pelo Brasil. O que poderíamos fazer pelo País e pela humanidade se não fôssemos tratadas como um objetos? Quem poderíamos ser e o que mais seríamos capazes de alcançar? Filhas, mães, irmãs… Toda mulher abusada é um ser humano que morre um pouco, seja a caminho de casa no metrô ou numa esquina escura na saída de uma festa. Os corpos podem continuar a andar por aí, mas alguma coisa em todas nós apagou.

Na época em que tudo precisa ser medido e calculado e o subjetivo não existe mais, as palavras de Jair Bolsonaro são um arsenal abstrato atirado contra a cabeça de todas as mulheres. Que não fique por aí. Que sejamos capazes de nos levanter e gritar “basta”. 

Porque assim como Eric Gardner, que foi assassinado nos Estados Unidos por ter nascido com a cor de pele que a polícia considera inadequada – nesse mundo que ainda consegue diferenciar pessoas pela cor da pele – e enquanto gritava para os policiais “I cant breathe”, a gente também já não consegue respirar.

+ sobre o tema

Pastor suspeito de abusar de filha e enteada é preso em MT

A Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cáceres...

Internautas relatam abusos após jornalista denunciar a violência obstétrica no Brasil

Matéria “Na hora de fazer não gritou”, da jornalista...

Ato das trepadeiras contra mais um femicídio na MPB

Não é um problema do RAP, não é um...

Para Mulheres Negras, a quem o estupro diz respeito, raça precedeu questões de gênero – Por Maria Rita

Estupro é sempre CRIME Apesar das mudanças legislativas, da implementação...

para lembrar

A violência contra a mulher indígena brasileira e a Lei Maria da Penha

BRASILEIRAS: O programa é uma edição especial do Brasil...

Estupro: o que nunca será sexo

Toda a delícia do carnaval vem da liberdade. Nas...

Nicarágua realiza fórum sobre violência contra a mulher

O Parlamento nicaraguense promoverá nesta quinta-feira (24) um fórum...

Chefe bate em funcionária em órgão do Governo de Minas

"Estou com muito medo dele fazer alguma coisa contra...
spot_imgspot_img

Robinho chega à penitenciária de Tremembé (SP) para cumprir pena de 9 anos de prisão por estupro

Robson de Souza, o Robinho, foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (22). O ex-jogador foi...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=