Guest Post »

Todo poder ao povo! Emory Douglas e os Panteras Negras

O encontro abordará a história política e de resistência do Partido dos Panteras Negras, uma das organizações negras de maior relevância e impacto na história dos Estados Unidos da América no século XX.

Do Sesc

(Foto: © Douglas, Emory / AUTVIS, Brasil, 2017.)

Fundado oficialmente na cidade de Oakland, na Califórnia, em outubro de 1966, por Huey P. Newton e Bobby Seale. Os Panteras foram mais conhecidos iconograficamente por sua postura corporal militarizada, cabelo afro, jaqueta de couro e boina preta do que por suas ideias e ações. No Brasil, os Panteras ficaram associados como símbolo do Poder Negro (Black Power). No entanto, sua história e atuação política são ainda pouco conhecidas.

O objetivo da palestra é apresentar contextualmente a história da organização a professores, educadores e a um público amplo não especializado no tema, destacando aspectos positivos e também problemáticos da trajetória dos Panteras.

Raquel Barreto é historiadora pela UFF. Mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio e doutoranda em História pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro. Especializou-se em Literatura hispano-americana pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Já foi professora da UNAM (México) e da Universidad del Claustro de Sor Juana  (México). Desenvolveu no seu mestrado um estudo comparado sobre as trajetórias políticas e intelectuais de Angela Y. Davis (1944) e Lélia Gonzalez (1935-1994). No doutorado, pesquisa o Partido dos Panteras Negras (1966-1982) e o seu processo de desagregação.

Local: Sala de Oficinas (2º andar) – Sesc Pinheiros

Inscrições no dia e local da atividade.

Dia: 18/03 – SAB 15H ÀS 18H

Grátis

Related posts