Top 15: Os melhores filmes de Denzel Washington

É hora de relembrar quais são os melhores filmes deste ator que já possui duas estatuetas do Oscar em casa. Aproveite e diga qual é o seu preferido!

Por Francisco Russo no Adoro Cinema 

Dois Oscar na estante, um de coadjuvante por Tempo de Glória e outro como ator principal por Dia de Treinamento, uma carreira repleta de sucessos e por muitos considerado como o maior astro negro de Hollywood desde Sidney Poitier. Denzel Washington está prestes a retornar aos cinemas brasileiros com seu novo trabalho, o policial O Protetor, onde retoma a parceria com o diretor Antoine Fuqua, o mesmo de Dia de Treinamento. Desta vez ele interpreta um homem calmo que, assim que vê alguma injustiça, decide partir para o revide, no melhor estilo vigilante.

Nesta matéria especial elegemos os 15 melhores filmes estrelados por Denzel Washington. É hora de relembrar os principais destaques de sua carreira e, é claro, opinar sobre nossa escolha. E aí, você concorda com a lista? Faltou algum filme? Aproveite o espaço e envie seu comentário!

 

15 – Déjà Vu (2006)

Ao longo da carreira, Denzel Washington trabalhou com o diretor Tony Scott em cinco filmes. Déjà Vu é um dos melhores trabalhos da dupla, que colocou o ator em um gênero pouco explorado por ele: a ficção científica. No filme, Denzel é um agente que, após viajar no tempo, tem por objetivo impedir que a explosão de uma bomba em uma balsa aconteça. Muita ação em uma trama envolvente e com o estilo visual peculiar de Tony Scott.

14 – O Dossiê Pelicano (1993)

Julia Roberts estava há dois anos sem atuar quando resolveu voltar às telonas nesta adaptação de um dos livros mais conhecidos de John Grisham. Denzel foi convocado para interpretar um jornalista que decide ajudá-la a impedir o assassinato de dois integrantes da Suprema Corte de Justiça. Por mais que a explicação em torno do dossiê pelicano em si seja um tanto quanto confusa, o filme tem bom ritmo e prende o público, muito graças à qualidade da dupla principal.

13 – Um Anjo em Minha Vida (1996)

Refilmagem de Um Anjo Caiu do Céu, com Cary Grant, David Niven e Loretta Young, esta nova versão resolveu apostar em um casal negro como protagonista. Denzel foi imediatamente convidado para ser o anjo do título, tendo como par a cantora Whitney Houston, em uma de suas raras aparições como atriz. Um filme leve e bem humorado, também devido à trilha sonora repleta de canções gospel.

12 – O Plano Perfeito (2006)

Outro parceiro habitual de Denzel é o diretor Spike Lee, com quem já rodou seis filmes.O Plano Perfeito é o típico filme de assalto, onde um grupo de criminosos elabora algo fantástico para roubar um local e conseguir escapar da polícia. Com um roteiro bem elaborado e um elenco que conta ainda com Clive Owen, Willem Dafoe e Jodie Foster, foi o último sucesso de bilheteria de Lee como diretor.

11 – Muito Barulho por Nada (1993)

Consegue imaginar Denzel Washington interpretando em uma peça de William Shakespeare? Foi exatamente o que aconteceu nesta adaptação dirigida e estrelada por Kenneth Branagh, que conta ainda com Emma Thompson, Keanu Reeves, Kate Beckinsale e Michael Keaton no elenco. No filme, indicado ao Globo de Ouro de melhor comédia/musical, coube a Denzel interpretar Don Pedro, príncipe de Aragón.

10 – Um Ato de Coragem (2002)

Este talvez seja um dos filmes mais humanos da carreira de Denzel Washington. Dirigido por Nick Cassavetes, este suspense acompanha o desespero de um pai diante do grave problema de saúde do filho. Sem dinheiro para bancar o transplante do coração, ele toma como refém todo o setor de emergência de um hospital. Um filme emocionante que ainda traz uma crítica ácida ao setor médico norte-americano.

9 – O Gângster (2007)

Parceiro costumeiro de Tony Scott, Denzel foi trabalhar com o irmão dele, o também diretor Ridley Scott, neste filme grandioso sobre o jogo de gato e rato praticado entre um implacável detetive (Russell Crowe) e o chefão do tráfico em Nova York nos anos 1970. Por sua atuação, Denzel foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator em drama. Recebeu duas indicações ao Oscar.

8 – A História de um Soldado (1984)

Primeiro protagonista de destaque em sua carreira, Denzel interpretou um advogado que, em plenos anos 1940, precisa investigar o assassinato de um soldado negro em uma base militar. Repleto de questões raciais na trama, recebeu três indicações ao Oscar: melhor filme, melhor ator coadjuvante (Adolph Caesar) e melhor roteiro adaptado. Dirigido por Norman Jewison.

7 – Maré Vermelha (1995)

Denzel Washington nunca se limitou apenas aos dramas e, ao longo da carreira, demonstrou uma afeição especial por suspenses. O maior exemplo talvez seja este filme, o primeiro da parceria com o diretor Tony Scott. Bastante tenso, o longa acompanha a batalha entre um militar flexível e outro durão (Gene Hackman), ambos dentro de um submarino nuclear em pleno oceano. Em jogo, a decisão sobre bombardear ou não um grupo de russos rebeldes, que podem atacar os Estados Unidos com um míssil nuclear. Recebeu três indicações ao Oscar, todas técnicas.

6 – Hurricane – O Furacão (1999)

Por mais que tenha vários problemas de roteiro, a atuação de Denzel Washington como Rubin Carter, um boxeador erroneamente condenado à prisão perpétua, é tão comovente que carrega o filme praticamente sozinho. O ator foi indicado ao Oscar pelo papel e travou uma disputa dura com Kevin Spacey, que acabou ganhando a estatueta dourada por Beleza Americana. Foi sua segunda parceria com o diretor Norman Jewison, com quem já havia rodado A História de um Soldado.

5 – Dia de Treinamento (2001)

Após perder o Oscar de melhor ator por Hurricane – O Furacão, ficou a sensação geral de que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas devia uma estatueta a Denzel Washington. Esta “dívida” foi paga com Dia de Treinamento, onde ele interpreta um policial veterano e corrupto que bate de frente com seu parceiro novato. Este filme bastante tenso rendeu ainda uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante a Ethan Hawke, o tal parceiro, que curiosamente tem mais tempo de tela do que o próprio Denzel.

4 – Um Grito de Liberdade (1987)

Este é um dos filmes mais potentes sobre racismo dentre os vários rodados por Denzel Washington. A história gira em torno do militante Steve Biko, que lutou contra o apartheid na África do Sul, e sua relação com o editor-chefe de um jornal liberal do país. Dirigido por Richard Attenborough e com Kevin Kline no elenco, recebeu três indicações ao Oscar – inclusive uma de melhor ator para Denzel.

3 – Tempo de Glória (1989)

Foi por este filme que Denzel Washington ganhou seu primeiro Oscar, na categoria de ator coadjuvante. Dirigido por Edward Zwick, o longa-metragem acompanha um batalhão inteiramente composto por soldados negros, que defendeu os Estados Unidos durante a Guerra Civil. Com Matthew Broderick e Morgan Freeman no elenco, ganhou ainda mais dois Oscar, nas categorias de fotografia e som.

2 – Filadélfia (1993)

Este é mais um filme estrelado por Denzel onde o preconceito é o tema central, só que desta vez o racismo sai de cena para que o tratamento aos portadores do vírus da AIDS seja abordado. Cabe a Denzel interpretar um advogado homofóbico, que precisa defender um homem demitido pela empresa em que trabalhava apenas por ser HIV positivo. O filme ficou marcado pela atuação de Tom Hanks, que levou o Oscar de melhor ator, e também pela canção “Streets of Philadelphia”, de Bruce Springsteen, também premiada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

1 – Malcolm X (1992)

O melhor filme de Denzel Washington é também aquele que traz sua atuação mais impactante. Dirigido por Spike Lee, a cinebiografia do líder negro Malcolm X é explosiva! Tudo porque ele defendia uma doutrina de ódio ao homem branco, em decorrência do preconceito e da perseguição que os negros eram submetidos há séculos nos Estados Unidos. Recebeu duas indicações ao Oscar, nas categorias de maquiagem e ator, para Denzel.

+ sobre o tema

Yohan Blake, o homem mais rápido do mundo. Entre os mortais

Caro(a) leitor (a), não estranhe o título do...

Conheça o cantor Michael Kiwanuka

Filho de Ugandenses o britânico Michael Kiwanuka ficou...

A inserção do negro no futebol brasileiro

Considerado esporte de elite em seus primórdios, o futebol...

para lembrar

O momento em que Denzel Washington destrói jornalistas em poucos segundos! (Legendado em Português)

O momento em que Denzel Washington destrói jornalistas em...

Jorge e Domênica, filhos de Mano Brown, estreiam no cinema com o filme “Na Quebrada”

Jorge Dias e Domênica Dias, filhos de Mano Brown, irão estrear...

Afrostream: uma ‘Netflix’ só com filmes sobre negros

Os fãs da indústria do entretenimento vivem um momento...

Cultura e identidade negras são celebradas em mostra de cinema gratuita

Cine Humberto Mauro exibe filmes relacionados ao movimento norte-americano...
spot_imgspot_img

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...

Quando  Orí Protagoniza Uma Sessão de Animação

Um dos destaques da programação da sexta edição do Lanterna Mágica, festival de cinema de animação que acontece entre os dias 19 e 24...
-+=