Trabalhador que aderir à greve não pode ser demitido por justa causa

Contra a Reforma da Previdência e Trabalhista, movimentos sindicais e trabalhadores tomam as ruas do país nesta quarta-feira (15) em greve para protestar pelos seus direitos. Muitas categorias que se simpatizam à causa, porém não saem por medo de represálias. A Justiça do Trabalho, no entanto, é unânime em reconhecer o direito da pessoa trabalhadora a se filiar à greve.

Do justificando

Trata-se de uma posição reiterada do Tribunal Superior do Trabalho, que já há alguns anos ao analisar casos de trabalhadores que aderiram a movimentos grevistas e foram demitidos pela empresa, afirma a prevalência do direito de greve, prevista na Constituição.

Além do Tribunal Superior do Trabalho, são reiteradas decisões judiciais em Tribunais Regionais do Trabalho por todo país nesse sentido, tratando-se de uma matéria pacífica. Inclusive, é o que diz a Súmula 316 do Supremo Tribunal Federal. “A simples adesão à greve não constitui falta grave”.

Vale dizer que a súmula é uma orientação do tribunal sobre a firmeza de um entendimento seu para, então, balizar as instâncias inferiores. Ou seja, o trabalhador e a trabalhadora que sente vontade de se unir ao direito de greve, mas teme demissão no trabalho, está amparado pela jurisprudência trabalhista nacional.

Em entrevista para o Justificando, o Advogado Trabalhista e Doutor em Direito Ericson Crivelli resumiu a questão.“Participação e adesão à greve pacífica não enseja dispensa por justa causa. O trabalhador [que vier a ser demitido por isso] terá total acolhida na Justiça do Trabalho. É matéria definida e sumulada no STF e, portanto, aqueles que quiserem aderir à greve de protesto contra essas reformas absurdas pode fazer com a maior tranquilidade possível”.

+ sobre o tema

Perfil social, racial e de gênero das 500 maiores empresas do Brasil – 2010

Por: Reinaldo Bulgarelli Hoje, 11 de novembro de 2010, o...

“A esquerda precisa voltar aos territórios. Não para levar uma verdade, mas para escutar”

Talíria Petrone (PSOL), nona deputada federal mais votada do...

Pela 1ª vez, todas as chapas de Salvador têm candidatos negros

Por: LUCAS ESTEVES   Salvador (BA) é a...

Fernando Henrique Cardoso precisa de amigos

Isso é FHC. A exigência egóica de ser ...

para lembrar

20 coisas que deveríamos dizer mais vezes

Em meio à um mundo caótico em que para...

TCU faz auditoria nos gastos para covid-19 e aponta incoerência

Para tribunal, medidas econômicas anunciadas e discurso do governo...

Marcos Coimbra: O “povão” e a nova maneira de avaliar os candidatos

Por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense   A...

Intelectuais discutem crise de representatividade na política

Dramaturgo inglês David Hare falou sobre distanciamento dos eleitores...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...

Greve é política; e tudo bem

Se tirarmos a poeira dos nossos livros de teoria política, aprenderíamos como melhor ler os jornais. "A greve desta terça (3) nos trens de Metrô e CPTM, que circulam...

Em 20 anos, 1 milhão de pessoas intencionalmente mortas no Brasil

O assassinato de Mãe Bernadete, com 12 tiros no rosto, não pode ser considerado um caso isolado. O colapso da segurança pública em estados...
-+=