Tradição de parteiras deixa o Amapá entre os estados com menos cesáreas

Método secular de procedimento incentiva o parto normal.
Amapá tem taxa de 66% de partos normais; índice nacional é de 45%.

Do G1 

A tradição secular das parteiras tradicionais no Amapá deixa o estado, ao lado de Roraima, entre os que mais realizam partos normais no país com cerca de 66% dos procedimentos, de acordo com o Ministério da Saúde. O método é o mais recomendado por passar mais segurança no procedimento para mães e bebês.

A realização do processo e a atuação das parteiras no estado foram destaque na edição do Jornal Hoje de quinta-feira (22). O telejornal apresentou as parteiras tradicionais do distrito de Mazagão Velho, a 70 quilômetros de Macapá, exaltando a relação com a grávida em uma região de difícil acesso aos atendimentos regulares de saúde.

Tradição de parteiras deixa o Amapá entre os estados com menos cesáreas
Tradição de parteiras deixa o Amapá entre os estados com menos cesáreas

A parteira Maria Pereira, de 68 anos, é uma das 1,5 mil registradas no estado e atua há mais de quatro décadas. Ela lamenta que é cada vez menor o número de mulheres que se interessam pela função. “Ninguém me procurou para eu ensinar. Aprendi vendo minha mãe fazer os partos”, lembrou.

Mesmo com a falta de multiplicadoras dos partos naturais, a taxa de 66% ainda deixa o Amapá na frente da média brasileira, que é de 44%. Mesmo assim, o número de cesarianas tem aumentado, em um total de 26% nos últimos seis anos, mas abaixo do índice nacional.

Um dos fatores apontados para o alto índice de cesáreas em todo o país, segundo especialistas, foi uma campanha provocada nas últimas décadas pela rede privada sugerindo a cesariana como um método prático, menos dolorido e sem influência na região genital. Tudo com o objetivo de provocar adesões aos planos de saúde.

No estado, o Hospital da Mulher Mãe Luzia é a referência em partos, e aponta um índice de 34% de cesáreas, todas por indicação quando há risco à mãe ou ao bebê, conforme a direção. A unidade passou a implantar novos métodos para manter as mulheres mais confortáveis ao optar pelo parto normal, dando a ela o papel de “protagonista” em todo o processo, segundo o hospital.

 

+ sobre o tema

para lembrar

Paulinho, 10 anos, vivia quando seus órgãos foram removidos e vendidos

O texto abaixo foi publicado no blog Que Tal Um...

Debate sobre os médicos me dá vergonha – Por: Gilberto Dimenstein

O perfil dos médicos cubanos é o seguinte: em...

Os Direitos Humanos também se referem ao uso do próprio corpo

Visando sistematizar questões referentes ao direito ao corpo pelos...

Aborto e machismo no mercado de trabalho

Nas últimas semanas, a grande mídia passou a dar...
spot_imgspot_img

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...
-+=